Show | Da Redação/Com Assessoria | 19/06/2013 16h58

Centro Cultural apresenta cultura francesa no Fête de la Musique com entrada franca

Compartilhe:

A Fundação de Cultura do governo do Estado, em apoio à Aliança Francesa de Campo Grande, promove nesta sexta-feira (21), às 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, a 12ª edição da Fête de la Musique, festa internacional que reúne o melhor da música e da cultura francesa. O evento tem entrada franca e classificação livre.

A Fête de La Musique, que já ganhou seu espaço no calendário cultural da cidade, acontece dentro do projeto Espaço da Poesia, em uma parceria que já dura cinco anos entre a Aliança Francesa e a Fundação de Cultura.

Com um tema diferente a cada ano, a edição 2013 ressalta a importância da voz, o instrumento musical mais democrático. “Vive Voix”, em Campo Grande, se traduz em uma seleção musical que terá canções como “Aux Champs-Elysées”, “À quoi ça sert l’amour?”, “Sur ma route”, entre outras.

Serão ao todo 19 apresentações, incluindo uma das surpresas da noite: a cantora lírica Patrícia Ribeiro interpretará “Habanera”, uma das árias mais conhecidas da ópera “Carmen”, de Georges Bizet.

Por meio da cooperação e integração de alunos, professores e músicos, a festa proporciona um espetáculo musical aberto ao público, focado na interpretação de belas composições francesas com apresentações de grupos de alunos da instituição acompanhados por músicos profissionais.

Ao longo da festividade acontece o lançamento do livro “Antologia de textos da literatura sul-mato-grossense”, organizado pelas professoras doutoras Albana Xavier, Maria Adélia Menegazzo e Maria da Glória Sá Rosa, presidente da Aliança Francesa de Campo Grande. O livro foi publicado com recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) do Governo de Mato Grosso do Sul.

Única instituição reconhecida pelo Ministério da Educação da França para ensino de francês, a Aliança Francesa é uma associação internacional sem fins lucrativos para a promoção da cultura e do idioma. Em Campo Grande, existe desde 1961, sendo também sede do Consulado Honorário da França em Campo Grande. Além de aulas, o local também oferece conferências em francês, biblioteca para os alunos e um espaço dedicado a exposições de arte – o Coin de l’artiste.

Há 32 anos, o Ministério da Cultura e das Comunicações da França realizou o evento pela primeira vez em Paris. Atualmente, trata-se de um dos principais momentos de celebração e divulgação da francofonia pelo mundo afora. No Brasil, a Fête de la Musique é realizada em diversas cidades, como o Rio de Janeiro, no imponente “Theatro Municipal”. O dia escolhido foi o do solstício de verão no hemisfério norte, 21 de junho. “Faça música, festeje a música” se tornou o slogan dessa festa popular.

A Fête de la Musique 2013 Vive Voix acontece dia 21 de junho, às 20 horas, no teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, localizado na rua 26 de agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho. A entrada é gratuita. Outras informações com Thiago Andrade, pelo telefone (67) 9225-8797.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS