Destaques | Jeozadaque | 27/11/2009 10h16

Campo-grandense é premiada por criar "blog cultural"

Compartilhe:

laryssaVocê sabia que “Coisa ruim não atravessa Porteira”? A estudante de jornalismo “Laryssa Caetano”, sabia e por isso foi à única sul-mato-grossense contemplada com o prêmio nacional “Rumos Jornalismo Cultural”, do projeto Itaú Cultural.

Na verdade, a campo-grandense Laryssa não venceu 80 candidatos por saber a resposta da pergunta a cima, mas sim por ter desenvolvido um blog com este nome e ter mostrado para todo o Brasil os segredos do Folclore Sul-mato-grossense.

O projeto Rumos Jornalismo Cultural, do banco Itaú, tem o objetivo de selecionar novos parceiros e divulgadores da cultura por meio de diversas categorias, a estudante do terceiro ano de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), foi das duas premiadas na categoria acadêmica “Web Reportagem”.

Por meio de um blog, Laryssa realizou uma pesquisa e escreveu sobre as lendas e mitos do folclore, “Eu cresci ouvindo várias histórias da região que a minha avó contava, e como o tema do concurso dizia que era necessário falar sobre a cultura escolhi o folclore sul-mato-grossense”, diz a estudante.

Com a ajuda do amigo, Andreoli Costa, Laryssa postou cinco matérias, o que era exigido no edital, e não acreditou quando recebeu o telefonema com o resultado, “Eu estava em um trabalho voluntário que participo e quando a mulher disse que eu tinha ganhado comecei a chorar e não me lembro de mais nada”, afirma Laryssa.

A estudante ainda disse, que o pior foi ter que guardar segredo do resultado, “Eles me pediram para guardar segredo, pois ainda tinham que divulgar a lista com todos os premiados. Então, eu só pude contar para meus pais e para meu amigo Andreoli até sair o resultado oficial”.

Na próxima semana, Laryssa irá para São Paulo, onde receberá publicamente a premiação, que é um contrato de nove meses com o Itaú Cultural, mais uma bolsa de R$ 700 reais mensais, livros sobre jornalismo cultural e assumirá o compromisso de comparecer a todos os fóruns e debates culturais que for solicitada pelo projeto Rumos Jornalismo Cultural.
Laryssa ainda pretende dar continuidade ao seu estudo sobre o folclore e apresentará um trabalho mais detalhado em seu projeto de conclusão de curso.

Antes de encerrar nossa entrevista, perguntamos o que significou para a estudante ganhar o prêmio, “Olha, vai ser uma boa oportunidade de visibilidade para a minha carreira, já que eu pretendo trabalhar na área do jornalismo cultural, e também será uma oportunidade de divulgar o nome de Mato Grosso do Sul para o Barsil”, finalizou Laryssa.

Saiba Mais

O blog que a estudante campo-grande, Laryssa Caetano criou e foi premiada, pode ser visto por mio do endereço http://rumosjc07.blog.terra.com.br/.

Foto: Arquivo pessoal de Laryssa Caetano
Por Luciana Navarro

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS