Arraial | Com Prefeitura de Corumbá | 24/06/2019 14h06

Tenda Literária faz sucesso no Arraial do Banho de São João em Corumbá

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Educação de Corumbá, em parceria com o grupo Votorantim, realizou uma mobilização social de incentivo à leitura neste sábado no Arraial do Banho de São João. Despertar o gosto pela leitura, valorizando a literatura em suas diferentes formas de expressão e promovendo a cidadania, esse foi o objetivo principal da ação “Tenda Literária” articulando leitura, cultura e lazer, resgatando o prazer de ler e ouvir histórias, uma vez que esse tipo de ação é inovadora, pois envolveu os agentes e lideranças que trabalham com a leitura em nosso município.

Segundo o secretário de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, “é uma grande alegria proporcionar o acesso à leitura em uma festa popular como a nossa, pois a prática da leitura nos dias atuais está relacionada diretamente à cidadania; por isso, precisamos ler as palavras e também o que está além das palavras. É o segundo ano que estamos com essa iniciativa de levar a leitura para a população corumbaense em parceria com o grupo Votorantim”

Disse também a gerente de fábrica na empresa Votorantim em Corumbá, Adriana Celestino de Souza Camargos, “acreditamos nesta parceria, pois numa sociedade tão diversa como a nossa, onde os desafios da educação são inúmeros, é necessário que o cidadão conheça o trabalho desenvolvido nas escolas, apoie e de maneira coletiva, contribua para que resultados produtivos possam ser alcançados de forma efetiva e perene em prol da qualidade. Se buscamos um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes, temos que acreditar que é possível melhorar a educação em nosso país. E estar presente, faz toda diferença".

A ação contou também com a parceria do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano através do Núcleo de Literatura e de lideranças corumbaenses comprometidas com a educação no município. De acordo com os Técnicos Mobilizadores responsáveis pela ação, a “Tenda Literária” oportunizou a população corumbaense o acesso a literatura infanto-juvenil, clássicos infantis, contos literários e gibis, através de contação de histórias.

Teve também atividades de pinturas com temáticas juninas, mas o sucesso mesmo ficou com as oficinas: a de balangandã, onde os visitantes conheciam a história do brinquedo, confeccionavam e depois brincavam, e a brincadeira junina boca do palhaço, onde quem acertava levava como prêmio um livro, carinhosamente embalado e catalogado. Todas essas atrações à margem do rio Paraguai, na maior festa junina do Mato Grosso do Sul, o Arraial do Banho de São João, que representa a valorização e o resgate das tradições folclóricas e da cultura popular que se manifestam por meio das rezas e das crenças, cujas raízes estão presentes no sentimento e na alma do povo corumbaense.

A ação fez parte da “Parceria pela Valorização da Educação (PVE) que é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas associadas à Votorantim, que estão comprometidos com a melhoria da educação a partir da qualificação de práticas de gestão e da mobilização social, a fim de que a sociedade contribua para a melhoria da educação. Passaram pela Tenda da Leitura aproximadamente 750 pessoas entre crianças e adultos e foram doados cerca de 250 livros.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS