Arraial | Da redação | 14/06/2016 13h17

Procissão em homenagem ao padroeiro da capital marca arraial

Compartilhe:

A procissão em homenagem ao padroeiro de Campo Grande marcou o último dia da 14ª Festa do Arraial de Santo Antônio com muita fé e alegria. A procissão este ano foi dentro do Parque de exposições Laucidio Coelho e atraiu vários devotos que agradeceram e pediram bênçãos ao santo.

Segundo o padre José Soares da Silva, da paróquia Cristo Bom Pastor, a característica de Santo Antônio de cuidar das pessoas carentes e ser mais próximo dos pobres faz com que as pessoas se aproximem e peçam bênçãos para o santo. “Já é tradicional a prefeitura de Campo Grande junto com a Arquidiocese homenagear Santo Antonio com procissão para que o nosso padroeiro derrame bênçãos para a nossa cidade.”, explica.

A professora Mariana Flores de Mello, 35 anos, é devota de Santo Antônio há 10 anos quando a mãe teve um câncer e ela fazendo novena todos os dias para o santo conseguiu a cura da mãe. “Desde que Santo Antonio interveio pela minha mãe virei devota. Agora todo ano eu participo das homenagens que ele recebe. Na sexta-feira eu participei de missa em homenagem a ele. E hoje para encerrar participei da procissão”, explica.
Como Santo Antônio tem a fama de ser um santo casamenteiro, muitas pessoas pedem a intercessão do padroeiro de Campo Grande para ajudar a conseguir o grande amor da vida. Esse é o caso da funcionária pública Shirley Maria da Silva, 33 anos, que conta com a ajudinha do santo para conseguir se casar. “Eu sou devota de Santo Antônio. Sempre ele me ajudou e agora vai me ajudar a encontrar o meu amor. Já participei de sexta até hoje das missas, procissões até coloquei o santo de cabeça pra baixo dentro do armário. Esse ano ele vai me ajudar”, explica.

A festa, de caráter religioso e solidário, teve início na última sexta-feira, (10.06) e marcou as comemorações em homenagem a Santo Antonio, padroeiro de Campo Grande e tem a participação de 61 entidades religiosas e assistenciais com atuação em diferentes áreas. Os visitantes contribuem com as entidades participantes ao adquirirem os produtos que elas comercializam.

O público, desde o primeiro dia do evento, contou com programação variada que inclui shows musicais, quadrilhas e brincadeiras juninas. A entrada foi gratuita.

História:

Santo Antônio de Lisboa – Nasceu em Lisboa (Portugal), não se sabe ao certo se em 1191 ou 1195, e morreu em Pádua em 1231. Foi frade agostiniano e ingressou na ordem franciscana em 1220. Viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. Santo Antônio foi professor de teologia e elogiado pregador, sendo atribuído a ele um grande número de milagres. Também é cultuado como protetor dos noivos.

Padroeiro oficial – Santo Antônio tornou-se padroeiro da cidade por um decreto municipal de 2002. A devoção ao santo teve início com José Antônio Pereira, o fundador de Campo Grande, que diante de um surto de febre amarela no interior do estado (na região entre Paranaíba e Inocência) pediu a Santo Antônio que salvasse sua expedição. Conquistada a graça, José Antônio ergueu a primeira igreja da cidade em agosto de 1875.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS