Arraial | Com Prefeitura de Corumbá | 26/06/2023 09h49

Arraial do Banho de São João destaca protagonismo de festeiros

Compartilhe:

Maior festa junina do Centro-Oeste e reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, o Arraial do Banho de São João de Corumbá reuniu mais de 30 mil pessoas no Porto Geral na noite de sexta-feira, 23 de junho, para o tradicional banho do santo nas águas do rio Paraguai.

A segunda noite trouxe o protagonismo dos festeiros com a tradicional descida até a Prainha para o banho da imagem sagrada. Mais de 100 andores desceram a ladeira Cunha e Cruz em direção às margens do rio Paraguai e mantiveram a força dessa tradição, surgida da fé e devoção em São João Batista - o santo que batizou Jesus Cristo.

O prefeito Marcelo Iunes, acompanhado pela primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, visitou casas de festeiros na noite de ontem e participou da descida do andor oficial da Prefeitura de Corumbá até a Prainha do Porto Geral.

“É uma festa tradicional do nosso município ligada à cultura, com a fé e religiosidade. É um dos maiores eventos religiosos do Brasil e o maior do Centro-Oeste brasileiro. Agora, com o título de Patrimônio Cultural do Brasil ganhou projeção e importância ainda maiores”, disse o chefe do Executivo Municipal. “Além da tradição cultural e religiosa, o Arraial do Banho de São João gera cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos. Só aqui são quase 200 barracas e ambulantes. A festa atrai uma média de 8 mil turistas e, tudo isso, fomenta a nossa economia”, disse o prefeito.

“Mas, o mais importante é que os festeiros mantêm sua devoção e fé em São João e isso mostra que o Poder Público tem que investir no festejo. Corumbá é um município que sua população tem muita devoção em muitos santos, como Nossa Senhora da Candelária, que é nossa padroeira, São Jorge, São João, São Pedro, São Cosme e São Damião, Nossa Senhora Aparecida. Então, são muitas festas, são os devotos que fazem essa festa, que é tradição. Então, o Poder Público não pode deixar de investir”, completou Marcelo Iunes.

Líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Alex Dellas também participou da descida do andor oficial. “O Banho de São João é importante para a nossa cultura, é conhecido e reconhecido nacionalmente. A festa movimenta a economia da nossa cidade e movimenta toda a sociedade. A gente observa que isso traz, para Corumbá, mais um brilho e a população está fazendo uma grande festa, contando com a parceria do Poder Público”.

Também participou do Arraial do Banho de São João, no Porto Geral, o vereador Roberto Façanha. Ele destacou que além do incentivo à economia, a festa “é importante para o nosso município para preservar a cultura religiosa e tradicional das famílias corumbaenses”.

O secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, acompanhou as visitas aos festeiros - realizada pelo prefeito Marcelo Iunes - e participou da descida do andor da Prefeitura. “O São João tem muita tradição aqui em Corumbá, é uma festa de muita cultura e religiosidade com grande importância para nossa cidade. Nossa população e nossos festeiros são os maiores protagonistas dessa festa”, conclui. O Governo do Estado foi representado por Giovana Correa Vargas, da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania.

A sexta-feira, 23 de junho, do Arraial do Banho de São João teve como atrações musicais shows de Larissa Alencar; Marinho e Rafael; João Haroldo e Betinho e Os Garotos. A noite no Porto ainda contou com atrações como elevação do Mastro de São João e Roda de Cururu e Siriri; estande de artesanatos; altar de Todos os Santos; Pau de Sebo e show pirotécnico.

O Arraial do Banho de São João 2023 vai até 25 de junho. O evento é uma realização da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, e conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, através da Fundação de Cultura e o apoio cultural da Empresa Circula Net e Hotel Nacional.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS