Outros | Tribuna do Norte | 16/04/2020 10h27

Sérgio Mamberti participa de live sobre políticas públicas na área cultural

Compartilhe:

A live “Diálogos Culturais” traz nesta quinta (16/04), às 17h, como convidado o ex-diretor da Funarte e ator, Sérgio Mamberti em uma conversa com o diretor geral da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto, que abordará temas voltados para as políticas públicas na área cultural. A Transmissão será feita pelo Youtube, através do canal Cultura RN da Fundação José Augusto. A ação integra o projeto “Tô em Casa e Tô na Rede” que apresenta iniciativas de arte e cultura realizadas na internet, cujo objetivo principal é incentivar as pessoas a permanecerem em suas casas durante a quarentena preventiva contra o coronavírus.

Sérgio Mamberti, ator, produtor, autor, formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo, é há mais de cinco décadas um dos mais importantes dramaturgos brasileiros. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, ocupou durante o governo Lula os cargos de Secretário de Música e Artes Cênicas, Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, Presidente da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) E Secretário de Políticas Culturais, dentro do Ministério da Cultura (MinC). Referência como ator, Mamberti representou inúmeros personagens de destaque na TV, cinema e teatro brasileiro. Entre os trabalhos mais importantes, destacam-se o culto copeiro Eugênio da novela “Vale Tudo”, o sábio Dr. Victor do programa infatil “Castelo Rá-Tim-Bum”, e o vilão Dionísio da novela “Flôr do Caribe”. Ao longo da carreira trabalhou em mais de 70 peças teatrais, 38 filmes e 26 novelas de televisão.

“Sérgio Mamberti tem uma das mais ricas biografias da cultura brasileira, com ampla e premiadíssima atuação no teatro e no cinema, foi também um importante gestor do Ministério da Cultura nos governos Lula, gestões de Gilberto Gil e Juca Ferreira, quando assumiu a presidência da FUNARTE e as secretarias da Diversidade Cultural, de Música e Artes Cênicas e de Políticas Culturais. Ninguém melhor para conversar conosco sobre o tempo em que o Brasil construiu uma Política Cultural ampla, cidadã, participativa e inclusiva, fazendo um contraponto com estes graves tempos de desmonte do Estado e das políticas públicas em geral”, declara o diretor geral da FJA, Crispiniano Neto.

Experimento literário
“Um provável homem doce”. Esse é o nome do experimento literário que o escritor potiguar Tullio Andrade está realizando em suas redes sociais. “A ideia é escrever um romance em tempo real, quase um reality show literário, no qual o desenrolar dos acontecimentos na vida das personagens se confundem com os fatos que vão acontecendo no mundo real”, explica o autor.

A iniciativa entrou no ar no começo de março e de lá pra cá vem incorporando no cotidiano das personagens elementos da vida real, como a pandemia do Coronavírus. O enredo se concentra na relação entre um Designer que acabou de completar seus 40 anos está reavaliando sua vida e suas relações, especialmente sua relação com a única filha.

“Eu tinha a ideia de um núcleo inicial para tratar de certos temas que devem ser o centro do romance, as relações entre pessoas. Nesse panorama, a proposta é usar a realidade de coisas que eu me deparo no dia a dia para costurar o enredo quase de improviso com esses fatos que vão acontecendo”, explica. No entanto, segundo o autor, não estava prevista a pandemia pela Covid-19, então a história, respeitando os fatos do cotidiano, incorporou esse fato ao enredo e trouxe “novas camadas a serem exploradas na vida das personagens”, como afirma Tullio.

Para acompanhar o experimento “Um provável homem doce”, basta seguir o autor nas suas redes sociais (Instagram: @tullioandrade; e Facebook: “Tullio Andrade”) ou acessar o blog.

Tullio Andrade é jornalista e escritor e possui uma atuação literária local mais de 15 anos, inicialmente especialmente com o incentivo à disseminação da literatura nos meios digitais. Publicou obras como “Perto do Chão” (Editora Verborrágicos, 2015), “Morte Absoluta” (Editora Multifoco, 2016) e “As aventuras de Sarah – a fadruxa bebê” (Infantil pela Editora Verborrágicos, 2015); e “O que seus olhos nunca me dizem” (Editoa Multifoco, 2019). Além disso foi agraciado com o segundo lugar no Prêmio Nacional Monteiro Lobato, promovido pelo Sesc-DF em 2007, Menção honrosa no Concurso Paulo Leminsk em 2007; e quinto colocado no concurso de Crônicas Ruben Braga, promovido pela Academia Cachoeirense de Letras em 2005.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS