Literatura | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 27/11/2012 11h38

Livro sobre o Museu das Culturas será lançado com apoio do FIC

Compartilhe:

Com apoio do Fundo de Investimentos Cultuais (FIC) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul será lançado, no próximo dia 29 (quinta-feira), o livro “O Museu das Culturas Dom Bosco: história, identidade e potencialidade de desenvolvimento local na educação básica”, das autoras Maria Augusta de Castilho e Rejiane Platero Ferreira. O lançamento será no Museu das Culturas Dom Bosco, às 19h. 

A publicação mostra o resultado de uma pesquisa de história e identidade que teve o objetivo de perceber o entendimento da comunidade escolar do município de Campo Grande, quanto ao papel do Museu das Culturas Dom Bosco, como patrimônio local e espaço cultural. 

Para a materialização das hipóteses levantadas, foram feitas reflexões sobre os conceitos de comunidade, território e territorialidade, identidade dentre outros. Foram utilizados referenciais teóricos desenvolvidos pelos estudiosos da disciplina de Desenvolvimento Local, uma vez que o Museu das Culturas Dom Bosco é um espaço com potencialidades para a consolidação do desenvolvimento local junto às comunidades escolares. 

A pesquisa teve como base os estudantes da Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, que estão cursando o Ensino Fundamental (4ª a 5ª séries) na cidade de Campo Grande-MS, com idades variando entre 9 a 13 anos. A escolha do estudo por uma escola localizada em uma zona rural fundamentou-se na hipótese de que estes estudantes não visitam museus, possivelmente devido à distância em que este se encontra em relação à cidade. 

 A publicação da obra pretende despertar na comunidade em geral a preservação do patrimônio cultural no sentido de interagir com a comunidade local, visando a (re) construção desta manifestação abrindo espaço para análise da identidade museológica como um espaço de produção de conhecimento, uma vez que o museu vai muito além do caráter exclusivamente expositivo. Assim, a obra sobre o Museu das Culturas Dom Bosco vai possibilitar a aquisição de novos conhecimentos (imagens, história e memória) sobre as culturas indígenas, arqueologia, etnografia, paleontologia, mineralogia e zoologia. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS