Literatura | Da Redação/Com Notícias MS | 29/11/2012 12h26

Livro sobre Museu das Culturas Dom Bosco é lançado após intensa pesquisa

Compartilhe:

Com apoio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul será lançado neste dia 29 (quinta-feira) o livro “O Museu das Culturas Dom Bosco: história, identidade e potencialidade de desenvolvimento local na educação básica”, das autoras Maria Augusta de Castilho e Rejiane Platero Ferreira.

O lançamento será no Museu das Culturas Dom Bosco às 19 horas. A publicação mostra o resultado de uma pesquisa de história e identidade que teve o objetivo de perceber o entendimento da comunidade escolar do município de Campo Grande, quanto ao papel do Museu das Culturas Dom Bosco, como patrimônio local e espaço cultural. Para a materialização das hipóteses levantadas, foram feitas reflexões sobre os conceitos de comunidade, território e territorialidade, identidade, dentre outros. Foram utilizados referenciais teóricos desenvolvidos pelos estudiosos da disciplina de Desenvolvimento Local, uma vez que o Museu das Culturas Dom Bosco é um espaço com potencialidades para a consolidação do desenvolvimento local junto às comunidades escolares.

A pesquisa teve como base os estudantes da Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, que estão cursando o Ensino Fundamental (4ª a 5ª séries) na cidade de Campo Grande-MS, com idades variando entre 9 e 13 anos. A escolha do estudo por uma escola localizada em uma zona rural fundamentou-se na hipótese de que estes estudantes não visitam museus, possivelmente devido à distância em que este se encontra em relação à cidade.

Para uma das autoras, Maria Augusta de Castilho, o livro pretende aproximar as pessoas ao museu, especialmente os alunos do ensino fundamental. “O Museu, como espaço cultural e de produção de conhecimento, tem o dever de promover o desenvolvimento local frente às comunidades escolares”, ressalta Castilho.

A participação das escolas como gestoras em um processo capaz de apontar as possíveis deficiências do museu no tratamento de questões referentes ao aprendizado e as necessidades pedagógicas do público alvo possibilita a consolidação contínua e ininterrupta de aspectos do desenvolvimento local postos em evidência pela pesquisa.

A publicação da obra “O Museu das Culturas Dom Bosco: história, identidade e potencialidade de desenvolvimento local na educação básica” pretende despertar na comunidade em geral a preservação do patrimônio cultural no sentido de interagir com a comunidade local, visando à (re)construção desta manifestação abrindo espaço para análise da identidade museológica como um espaço de produção de conhecimento, uma vez que o museu vai muito além do caráter exclusivamente expositivo.

Assim, a obra sobre o Museu das Culturas Dom Bosco vai possibilitar a aquisição de novos conhecimentos (imagens, história e memória) sobre as culturas indígenas, arqueologia, etnografia, paleontologia, mineralogia e zoologia.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS