Literatura | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 27/06/2012 13h29

Fundação de Cultura leva contação de “causos” e histórias ao Educandário Getúlio Vargas na sexta

Compartilhe:

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza no dia 29 de junho (sexta-feira), às 14 horas, às 14 horas, no Educandário Getúlio Vargas, a terceira da edição 2012 do Projeto Encanto com a Leitura, que busca estimular em crianças e adolescentes o hábito da leitura através do contato com escritores e de ações socioculturais.
 
Nesta edição, a ilustradora Nancy Angélica irá fazer a contação de histórias e apresentará o colorido das artes para as crianças do Educandário. Além da leitura de livros e “causos”, o Encanto com a Leitura também levará atividades sócioeducativas de higienização bucal e confecção de brinquedos com garrafas pet desenvolvidas pela cooperativa Uniodonto, parceira da Fundação de Cultura no projeto.
 
O Encanto com a Leitura busca estimular em crianças e adolescentes o hábito da leitura, por meio de contato direto com escritores e de atividades culturais. É desenvolvido uma vez por mês em locais diferentes, de escolas a associações.
 
“O adulto tem papel fundamental no despertar do interesse pela leitura, quando no momento do conto instiga a curiosidade, dando asas à imaginação infantil e fazendo com que a criança perceba o quanto é prazeroso o mundo das histórias e dos livros. Ter bons modelos de leitores é um dos objetivos deste projeto, já que a criança se espelha nos adultos e pode ter por meio das experiências deste o incentivo para ser também um leitor em potencial” afirma o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.
 
Nancy Angélica é graduada em Artes Plástica e Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É assessora de comunicação e já atuou na educação como professora de artes na rede municipal.
 
Participou da terceira edição de Artes Visuais no Armazém Cultural, com a exposição “Arte em Campo Grande” e expôs na Morada dos Baís, com a mostra individual “Morena das Cores/2005. É a ilustradora do livro “A Menina Passarinha”, de Diane Valdez, recentemente lançado na Capital e também no Festival América do Sul em Corumbá.
 
Educandário Getúlio Vargas - A Sociedade Eunice Weaver de Campo Grande, mantenedora do Educandário Getúlio Vargas, é uma entidade beneficente sem fins lucrativos fundada no dia 31 de outubro de 1943, na Capital, com a finalidade de dar abrigo aos filhos sadios de pais portadores do mal de Hansen.
 
Hoje a entidade presta serviço a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e de risco em regime meio aberto. O objetivo do Educandário é a promoção, prevenção e proteção à criança e ao adolescente.
 
A entidade assiste 280 crianças e adolescentes (de 1 a 17 anos) divididos em duas modalidades de atendimentos: o Ceinf - Educação Infantil, que atende crianças de 1 ano e quatro meses a 6 anos no período integral e Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto, para crianças e adolescentes de 7 à 17 anos em meio período.
 
Todos recebem atendimento médico e odontológico diariamente e quando necessário em postos de saúde; atendimento psicológico, fonoaudiológico e social; atividades de lazer; coral; participação em torneios e campeonatos; orientação moral e religiosa; além de alimentação, esportes e iniciação profissional através de múltiplas atividades.
 
São atendidos na Educação Infantil 95 alunos que são divididos por níveis de acordo com a faixa etária. A demanda, porém, cresce significativamente a cada ano.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS