Literatura | Da redação/com Assessoria | 04/08/2014 15h31

Biblioteca realiza Mostra Literária em homenagem ao aniversário de Campo Grande

Compartilhe:

Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, abre nesta quarta-feira (06 de agosto), às 8h30min, na  Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim a Mostra  Literária “Campo Grande de Arraial de Santo Antônio a Cidade Morena”  em homenagem a comemoração do aniversário de Campo Grande no próximo dia 26.
 
Nesta mostra  serão apresentadas obras literárias e históricas sobre Campo Grande através do relato e histórias de vida de seus personagens ilustres que retrataram a transformação da cidade morena das planuras da Serra de Maracaju em capital do Estado de Mato Grosso do Sul.
 
Histórias como a de Maria de Vogais - fugitiva a vencedora, na simplicidade e dedicação do Baiano Pipoqueiro, do seu Nico da Noroeste, na memória dos trilhos do trem da professora Maria Madalena Dib Greco e das lembranças da fazenda Bálsamo da professora Maria Garcia, trineta do fundador da cidade, José Antônio Pereira.
 
Campo Grande também está retratada na história das salas de sonho dos cinemas das jornalistas Marinete Pinheiro e Neide Fischer; nos baluartes do Futebol campo-grandense do acadêmico Reginaldo Alves de Araújo; nas memórias escolares do jornalista Pierri Adri em O Meu Colégio Dom Bosco e das irmãs Delma, Maria e Haydée Monteiro no depoimento de três ex-alunas do tempo do Auxiliadora e da cidade na década de 1950; nas crônicas do fim-de-século da professora Maria da Glória Sá Rosa e no Trem da Vida da jornalista Thereza Hilcar.
 
Estarão expostas obras sobre o passado arqueológico da cidade realizado pelo professor doutor da UFMS, Gilson Martins. Dos pioneiros da arquitetura e da construção, urbanismo e memória em Campo Grande pelo professor e arquiteto Ângelo Arruda.  A cidade na visão de seus prefeitos no livro Campo Grande – Memórias em Palavras organizadas por Maura Neder Buainain; nas belas histórias sobre a avenida Santo Antônio, hoje Calógeras e a primeira paróquia da cidade por Arthur Jorge do Amaral; pelas imagens de um século do jornalista Paulo Renato Coelho Netto e do professor Marcelo Marinho; na cidade de outrora do jornalista Valério D’Almeida e pelas ruas de Campo Grande descritas pelo escritor e historiador Paulo Coelho Machado.
 
Também irá fazer parte da mostra dentro do contexto literário grandes personalidades que fizeram e fazem a história da cidade morena como a inesquecível atriz Glauce Rocha, o pioneiro das telecomunicações Humberto Neder, do empreendedor Eduardo Elias Zahran e do empresário Ueze Zahran, do ex-prefeito Ludio Coelho, da artista e escritora Nelly Martins, do líder político Amando de Oliveira, do pioneiro da industrialização Miguel Letteriello, do advogado e líder político Plínio Barbosa Martins, do pesquisador e agente cultural José Octávio Guizzo.
 
 
Os interessados na história da cidade e suas personalidades também poderão conhecer o primeiro arcebispo metropolitano Dom Antonio Barbosa, o médico humanista Günter Hans, o médico abnegado João Rosa Pires, o músico regente Kalil Rahe, o arquiteto e construtor Camilo Boni, o mestre Múcio Teixeira Junior, os padres salesianos Félix Zavattaro e João Crippa, e ainda o  nosso primeiro historiador Rosário Congro, o militar e atleta Elias Gadia, o comerciante apaixonado pelos esportes Avelino dos Reis. E mais, as  eternas mestras Oliva Enciso, Henedina Hugo Rodrigues e Maria Constança de Barros Machado, também haverá a oportunidade de saber mais sobre o administrador Antônio Mendes Canale, do pioneiro fotógrafo Hiyoshi Katayama, do comerciante amigo Kalil Abrão, do compositor José Boaventura Sá Rosa, entre outros.
 
 
Exposições Literárias na Biblioteca Isaías Paim
 
A Mostra Literária faz parte do projeto Exposições Literárias cujo objetivo é divulgar a biblioteca com o propósito de dar visibilidade às obras que compõem o seu acervo, possibilitando a captação de novos usuários, estimulando assim o incentivo à leitura e a formação de novos leitores.
 
Os serviços oferecidos por uma biblioteca partem das necessidades básicas de fomentar o reconhecimento da população à oportunidade que lhes é oferecida em um espaço onde se preserva livros, informação, cultura e história. E por entender o acesso a leitura como um processo de transformação social e cultural, a biblioteca “Dr. Isaias Paim”, por meio de suas exposições que acontecem mensalmente, destaca obras de seu acervo contemplando temáticas pré-estabelecidas.
 
Serviço: A Mostra Literária “Campo Grande de Arraial de Santo Antônio a Cidade Morena”ficará aberta na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim de 06 à 29 de agosto  e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. A Biblioteca fica no 2º andar do Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. Mais informações podem ser feitas através dos telefones 3316-9161/9175/9177.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS