Literatura | da redação/com Assessoria | 23/08/2014 12h29

Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paím participa de projeto que visa melhorar acessibilidade

Compartilhe:

Campo Grande (MS) – A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim foi selecionada entre dez bibliotecas públicas brasileiras para participar do projeto “Acessibilidade em Bibliotecas Públicas”. Representantes do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Mais Diferenças (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça e Entidade Promotora de Direitos Humanos, pela Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo) estiveram em Campo Grande (MS) nesta semana para a realização de reuniões para apresentação do projeto.
 
 O encontro realizado no prédio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, contou com a presença da coordenadora da biblioteca estadual Juciene Arruda,  do diretor presidente da FCMS Américo Calheiros, do Coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP)  Fábio Queiróz, de Carla Mauch do Mais Diferenças, Cid Blanc  representando  o  Ministério da Cultura e a Fundação Biblioteca Pública Nacional e Rômulo Fraga do Ministério da Cultura-Centro Oeste. Na ocasião, a FCMS reafirmou a importância do projeto em ampliar as ações do Plano Estadual de Livro e Leitura, contemplando o público com deficiência.

 O “Acessibilidade em Bibliotecas” é composto por ações que atenderão, ao longo de um ano a quatro objetivos: ampliar e qualificar a acessibilidade em dez bibliotecas públicas brasileiras; construir e disseminar conteúdos, referenciais, estratégias e instrumentos para a qualificação das bibliotecas públicas brasileiras em uma perspectiva acessível e inclusiva; mobilizar e fomentar parcerias no setor do livro e leitura no Brasil, com foco nas questões relativas à acessibilidade de produtos e conteúdos para as pessoas com deficiência e por fim, contribuir com o fortalecimento das políticas, programas e projetos relativos ao livro e à leitura no Brasil, especialmente o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), introduzindo a questão da acessibilidade e inclusão de forma articulada e transversal.
 
Para Fábio Queiróz, coordenador do SEBP, a participação da biblioteca pública estadual irá propiciar a qualificação dos serviços já oferecidos que serão aprimorados e melhorados buscando atrair ainda mais o público leitor, “um trabalho que visa equiparar oportunidades entre pessoas com e sem deficiência ao acesso ao livro, leitura e informação”, pontua Queiróz. 

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelos sites Site: www.snbp.bn.br/acessibilidadeembibliotecas/ e www.maisdiferenças.org.br ou ainda pelo fone 3316-9177 do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS