Destaques | Da redação/com Assessoria | 23/10/2014 10h53

Curso de formação Gestores Culturais debate o Sistema Estadual de Cultura

Compartilhe:

Campo Grande (MS) – O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, recebe na sexta-feira (24 de outubro), das 9h às 18 horas um Café Cultural com os representantes de 33 municípios do Estado que participam da formação de gestores culturais realizada pela Universidade de Brasília em cooperação com o Ministério da Cultura e Secretaria de Articulação Institucional.

O encontro contará com culinária típica de Mato Grosso do Sul (rapadura, linguiça de Maracaju, cucas, sopa paraguaia, doces, sucos do cerrado), roda de conversa e troca de experiências sobre as Políticas Públicas para a Cultura Regional, palestra sobre Diversidade Cultural com a professora e consultora Selma Santiago, além de bate papo sobre as ações do MinC e o Plano Nacional de Cultura com o diretor de Programas Integrados da Secretaria de Articulação Institucional do MinC, Pedro Ortale.

A programação no teatro Aracy Balabanian, que conta com o apoio da Fundação de Cultura do Estado, inclui apresentações artísticas regionais como do Centro de Tradições Pantaneiras, Colônia Paraguaia e do artista plástico Apres Gomes.

Plano Nacional de Cultura - A Lei que criou o PNC (12.343/2010) prevê metas para a área da cultura a serem atingidas até 2020. Em número de 53, elas foram estabelecidas por meio da ampla participação da sociedade e gestores públicos. Por meio do Sistema Nacional de Cultura os estados e municípios são monitorados e amparados pelo MinC.

Mais de 50 Municípios de MS já aderiram a Política Nacional com objetivo de estruturar ações e ampliar os recursos para a cultura local. Na prática, com o PNC, os municípios e Estados tem maior organização financeira para a Cultura, com um orçamento contínuo e um sistema de gestão partilhado com a sociedade.

“É um repasse fundo a fundo, assim como já ocorre com a Educação e a Saúde. Todos os Estados já aderiram, agora é a vez dos municípios se adequarem. Por isso é importante que os gestores participem desta formação, visando compreender melhor os conceitos de Cultura, linguagem artística, patrimônio cultural, administração de recursos públicos e equipes capacitadas”, destaca Cláudia de Medeiros, coordenadora do curso em Mato Grosso do Sul.

Além de artistas e comunidade em geral, participam do curso gestores de Cultura dos municípios de Ladário, Dourados, São Gabriel do Oeste, Batayporã, Campo Grande, Coxim, Amambai, Jateí, Chapadão do Sul, Paranaíba, Antônio João, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Corumbá, Maracaju, Rio Verde de Mato Grosso, Bataguassu, Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Terenos, Brasilândia, Bonito, Paranhos, Amambai, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Paranhos, Aquidauana, Bodoquena e Guia Lopes da Laguna.

Destaques do encontro - Selma Santiago é consultora e professora de Gestão Cultural. Mestre em Gestão Cultural pela Universidade de Barcelona, especialista em Gestão de Produtos e Serviços Culturais pela Universidade Estadual do Ceará, bacharel em Sociologia pela Universidade de Fortaleza. Publicou o livro “Gestão Cultural para o Desenvolvimento de Cidades” pela editora Logos3.

Pedro Ortale já foi presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e hoje é diretor de Programas Integrados da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura. No encontro irá ministrar a palestra Plano Nacional de Cultura e Sistema Nacional de Cultura.

Serviço: A programação é gratuita e aberta ao público. Mais informações pelo telefone 9912-8920, com a coordenadora Cláudia de Medeiros. O Centro Cultural José Octavio Guizzo fiva na Rua 26 de agosto, 453, entre Calógeras e 14 de julho. Telefone 3317-1792.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS