Destaques | Da redação/com FCMS | 23/04/2014 10h30

Arquivo Público Estadual realiza assessoria técnica e Inventário Histórico em Rio Brilhante

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Campo Grande (MS) - A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul, através do Arquivo Público Estadual, realiza entre os dias 23 e 25 de abril assessoria técnica e o mais uma etapa do “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul”, com o levantamento do acervo histórico da prefeitura de Rio Brilhante.

A equipe formada pelas historiadoras Áurea Coeli e Lira Dequech, do Arquivo Público e Fábio Mota Queiroz, coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas, realizará levantamentos, reuniões e treinamentos no município. A solicitação partiu da Fundação de Cultura Esporte e Lazer através de seu presidente, José Raul das Neves, que está empenhado na organização e preservação da memória documental histórica de Rio Brilhante.

O projeto registrará através de inventário os documentos da nossa historiografia desde a fundação da primeira vila, incluindo os das gestões atuais considerados de conteúdo histórico e que não podem sofrer descaso ou descarte.

O Inventário propõe uma parceria com os municípios no levantamento e registro da massa documental produzida pela administração pública. A partir desta ação os gestores poderão visualizar com clareza a situação real da documentação e traçar diretrizes para a gestão, preservando a memória. Não há intenção de recolher os documentos ao Arquivo Público Estadual, pois, permanecendo no lugar que lhe deu origem, seu valor terá uma dimensão especial.

O trabalho irá abranger o Poder Executivo e Legislativo e também acervos particulares que sejam importantes na formação da história do município ou Estado, revelando os documentos que temos, onde e como os mantemos. O projeto também pretende estimular a adoção de políticas de preservação dos bens patrimoniais, como a criação de arquivos municipais ou outros equipamentos culturais cabíveis, bem como a produção historiográfica regional.

“Cada cidade visitada recebe um manual com informações básicas a respeito da instalação de um Arquivo Municipal, incluindo uma minuta do projeto de lei para a criação do mesmo, além da assessoria permanente do Arquivo Público Estadual”, explica Lira Dequech, coordenadora do Arquivo Público Estadual.

Após inventariar a massa documental e registrar todo o trabalho, o Arquivo Público Estadual publicará o resultado no formato de um catálogo. Com os documentos revelados ao público, a responsabilidade de guarda assumirá um peso maior, garantindo elementos para a adesão a uma política de preservação dos acervos.

Serviço: Outras informações sobre o projeto “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul” podem ser obtidas no Arquivo Público Estadual, que fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, térreo ou pelo telefone 3316-9167.

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