Eventos | Da Redação/Com Midiamax | 29/10/2013 10h20

Integração e modernização dos museus é tema de seminário que acontece hoje em Campo Grande

Compartilhe:

Mato Grosso do Sul possui atualmente 60 instituições ativas inscritas no Cadastro Nacional de Museus em 24 municípios. Para discutir ideias e novas ações voltadas para as entidades museológicas do Estado acontece nesta terça-feira (29) o 1º Seminário do Sistema Estadual de Museus. As atividades vão ser realizadas ao longo do dia no Museu da Imagem e do Som e no Museu das Culturas Dom Bosco, ambos em Campo Grande.

O historiador Carlos Alberto Versoza, que é coordenador do Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul, relata que o objetivo do Seminário vai além da integração entre os diversos museus existentes em nosso Estado. Segundo ele, o encontro pretende atualizar as informações pertinentes a modernização das unidades, difundir informações respectivas à captação de recursos por meio de editais e também promover momentos para debates e exposição de ideais de vanguarda quanto à formação dos museus em Mato Grosso do Sul.

A atualização e modernização das unidades passa diretamente pelo enquadramento preconizado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e que será discutido no Seminário: casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos; intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas; pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes.

Considerados no passado santuários discretos e locais somente de exposição, atualmente os museus têm sua importância assegurada na função educativa correspondente a democratização do saber. Segundo a Comissão Internacional para a Museologia da Unesco, as entidades têm por fim agrupar, conservar, estudar e expor para fins educativos, exame de estudo, e de prazer, coleções de bens culturais ou naturais.

Confira a programação do 1º Seminário do Sistema Estadual de Museus:

Museu da Imagem e do Som

8 horas – Abertura

8h15 – Palestra: Captação de recursos por meio de editais / Assessoria de Projetos FCMS

8h45 - Modernização e Plano Educativo do Museu da Imagem e do Som

9h35 – Intervalo

9h50 – Palestra: Museu Universitário e de Pesquisa / ProfªDrª Emília Mariko Kashimoto (MUARQ/UFMS)

10h20 - Visita monitorada – MUARQ

11h30 – Almoço

Museu das Culturas Dom Bosco

13h30 – Palestra: Museu Indígena Etnográfico / Carla Fabiana Costa Calarge (Jornalista e Cientista Social, mestranda em Antropologia).

14 horas - Visita monitorada – Museu das Culturas Dom Bosco

15h30 - Encerramento e entrega de certificados

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS