Destaques | Jeozadaque | 05/12/2009 09h20

Pontão de Cultura Guaicuru recebe apoio da Oi para realizar Curso de Cinema na Capital

Compartilhe:

pontaoCom o projeto “Mídias Contemporâneas Narrativas Populares de Mato Grosso do Sul”, o Pontão de Cultura Guaicuru foi um dos 20 selecionados do programa “Novos Brasis”, realizado pela Oi Futuro, Instituto de Responsabilidade Social.

O projeto corresponde a um curso profissionalizante de “Cinema”, com duração de 15 meses, “Em 12 meses vamos capacitar 25 alunos por meio de aulas com profissionais renomados e durante três meses esses alunos irão produzir materiais voltados para as narrativas populares do Estado”, diz Andréa Freire, coordenadora geral do Pontão de Cultura Guaicuru.

O incentivo da “Oi” desenvolve parcerias com organizações sem fins  lucrativos  para  a  viabilização de idéias inovadoras que utilizem a tecnologia  da  informação  e  comunicação  para acelerar o desenvolvimento humano.

“A idéia de criar o projeto veio após a participação ativa da comunidade nas oficinas audiovisuais e a necessidade de capacitar os sul-mato-grossenses para realizarem trabalhos cinematográficos profissionais”, explica Andréa.

Após o esforço vem a recompensa

Essa não é a primeira vez que o Pontão de Cultural Guaicuru se inscreve em um edital, “Estamos sempre atentos e participando de vários editais, sejam públicos ou privados como este da Oi”, diz Andréia.

Apesar das várias tentativa esta é a primeira vez que a casa é contemplada por uma iniciativa cultural de abrangência nacional, “Quando eu recebi a notícia de que o projeto havia sido contemplado primeiro eu gritei muito, porque este projeto envolve várias pessoas, depois veio à responsabilidade e a alegria de poder concretizar  uma ação cultural tão bacana, sem falar da satisfação de incluir Mato Grosso do Sul no rol de Estados contemplados por iniciativas privadas”, diz Andréa.

Para ministrar o curso, alguns profissionais conhecidos nacionalmente serão convidados, como o cineasta sul-mato-grossense Joel Pizzini, “No projeto que entregamos a Oi citamos alguns nomes para ministrar o curso, mas antes temos que checar a disponibilidade. Um dos nomes que vamos dar preferência é o de Joel Pizzini, por ele ser do Estado e ter uma trajetória legal”, explica a coordenadora geral do Pontão de Cultura Guaicuru.

O curso será realizado a partir de fevereiro de 2010, já que em janeiro Andréia e sua equipe irão para o Rio de Janeiro acertar os últimos detalhes da oficina com os responsáveis do programa “Novos Brasis”.

Seleção

Já que apenas 25 pessoas poderão participar gratuitamente do curso de cinema, as vagas serão preenchidas por análise curricular, prova escrita e uma entrevista, “Já que o curso é gratuito temos que ter certeza de que essas pessoas realmente querem participar da oficina e que elas irão começar e terminar o curso”, explica Andréa.
Todas as pessoas que residem no território sul-mato-grossense poderão participar da seletiva, desde que, possam frequentar efetivamente as aulas e as atividades a serem realizadas na Capital.

Serviço

Outras informações sobre a seletiva do curso serão disponibilizadas no endereço eletrônico do Pontão de Cultura Guaicuru, http://www.oficinadecriacaoteatral.org.br/site/.

Para quem desejar visitar e conhecer o Pontão de Cultura Guaicuru, ele está localizado na rua 13 de maio, n° 727, Vila Santa Dorotéia. Mais informações pelo telefone 3325-1121.

Foto: Divulgação
Por Luciana Navarro

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS