Artesanato | Com FCMS | 20/03/2023 12h33

Oficina de viola de cocho pantaneira durante a Semana do Artesão

Compartilhe:

Ministrada pelo Mestre Cururueiro e artesão Sebastião de Souza Brandão, a oficina de Viola de Cocho Pantaneira integra a programação da 15ª Semana do Artesão em Mato Grosso do Sul. Do dia 20 ao dia 24, quatro escolas públicas receberão a oficina no período da tarde, uma estimativa de cerca de 200 alunos aprenderão a fazer o souvenir.

Mestre Sebastião se destaca pelo prestígio que esse mestre de cultura popular desfruta no Mato Grosso do Sul, sendo que o trabalho que desenvolve tanto na produção artesanal da viola de cocho, quanto na difusão das danças populares, como o Cururu, é reconhecido estadual e nacionalmente, possuindo experiência em ministrar palestras e oficinas de artesanato, o que se deve à sua habilidade no tratamento da matéria-prima e na confecção das peças, além da criatividade que o caracteriza como artista singular.

Sr. Sebastião, além de artesão habilidoso é responsável pela difusão dos conhecimentos sobre o patrimônio cultural de MS ligados à tradição da viola de cocho, razão pela qual suas oficinas serão ministradas em escolas da capital oportunizar aos alunos da rede pública de vivência prática das manifestações culturais tradicionais que compõem nossa identidade cultural.

A oficina é oferecida gratuitamente pela Fundação de Cultura de MS, por meio de sua Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais e tem por objetivo oferecer aos alunos de escolas públicas da capital uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o artesanato de referência cultural e o patrimônio cultural de MS, além de fomentar a cultura regional e inspirar novos artesãos, neste mês de março, durante a Semana do Artesão.

Além de ser o principal evento de celebração do dia do artesão no MS, a Semana do Artesão tem a finalidade de promover o fortalecimento do artesanato e sua consolidação como setor econômico sustentável, valorizando a identidade cultural por meio de atividades que permitem interação com o público, como as oficinas técnicas de artesanato.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS