Artesanato | Com FCMS | 18/11/2022 10h29

Artesãos indígenas da Capital fazem a Carteira Nacional do Artesão

Compartilhe:

Artesãos indígenas de Campo Grande, na manhã de hoje tiveram a oportunidade de tirar a Carteira Nacional do Artesão, no Memorial da Cultura Indígena no bairro Tiradentes. A iniciativa é da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais. Estiveram presente indígenas da etnia Terena.

“Esse registro tem uma importância significativa para nós que estamos no contexto urbano e temos dificuldades de obter matéria prima. Fomos contemplados com um curso de cerâmica e assim estamos resistindo ao passar a nossa tradição para as próximas gerações. Esse é um símbolo de resistência, repassando o modo de fazer nossos cocares também e mantendo nossa cultura”, destacou o Cacique Josias Jordão Ramires.

A Carteira Nacional do Artesão é uma identificação nacional que integra o trabalhador ao Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), ligado ao Ministério da Economia.

Com ela o trabalhador poderá participar de feiras de artesanato; ter acesso a incentivos fiscais, como emissão de Notas Fiscais na Agenfa/MS e isenção do ICMS na comercialização dos produtos no Estado; facilidade de acesso ao microcrédito disponibilizado em parceria com a Funtrab e a possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins da Previdência Social e abertura de MEI, caso necessário.

Além de todos esses benefícios a Carteira Nacional é o documento que legaliza o profissional como Artesão dentro de todo o território nacional.

O documento é gratuito. Para confirmação do registro, o artesão passa por uma prova de habilidades técnicas, cuja aprovação é da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

“Fazer essa carteira abre portas para a gente, pois sem ela não conseguimos participar de feiras, exposições e dos editais. Tenho 2 filhos e o artesanato é uma renda a mais para mim, finalizou a indígena Samara Figueiredo, 24 anos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS