Artes | Da redação/com MS Notícias | 30/07/2014 13h52

Prosa e Segredo propõe mergulho na cultura regional contando histórias

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - O primeiro espetáculo da temporada 2014 do projeto Prosa e Segredo, foi apresentado ontem no teatro Aracy Balabaniam e surpreendeu o público com histórias do interior de Mato Grosso do Sul, que trazem à tona todas as particularidades da cultural regional do Estado.

A atriz e idealizadora do projeto, Michelly Dominiq, envolveu a plateia contando históricas clássicas como do Lobisomem e “causos” regionais colhidos em cidades como Miranda, por exemplo. Quem assistiu ao espetáculo pôde conhecer um pouco mais da cultura do Estado através dos personagens apresentados por Michelly. Com muitas histórias bem humoradas e algumas tristes, o Prosa e Segredo é um espetáculo orgânico, em que plateia e contadora interagem e criam ali uma história única, particular daquele momento.

“Eu adoro o que faço, e a história quanto mais você se envolve com quem está ouvindo, mais elementos você acrescenta. Muito do que foi apresentado hoje não está na história original do livro. Hoje, citei nomes de pessoas da plateia e acrescentei alguns elementos conforme fui sentindo a reação do público. Quando você vai para o interior e pede a um senhor que lhe conte uma história é a mesma coisa”, explica Michelly.

A contadora, que também é pedagoga, conta que sua relação com o mundo da fantasia começou ainda criança. “Sempre ouvi muitas histórias, meu avô me contava muitas histórias e havia muitos livros em casa.” Apaixonada pelo que faz, a pedagoga não se conteve apenas aos palcos e livros e hoje aplica toda sua bagagem de histórias populares nas atividades que desenvolve com seus alunos.

“A história tem que ter fins de fruição, de apreciação porque é nesse momento livre que a história traz alguma coisa para a criança. Eu sempre começo contando uma história, e o faz de conta é importante porque através delas as crianças vão aprendendo a sobreviver nesse mundo que é  o mundo real. Por isso, não podemos contar apenas histórias alegres. A primeira história da Cinderela, por exemplo, ela perde a mãe, é obrigada a ser empregada dos outros, a vida também é assim”.

Além do espetáculo, o projeto Prosa e Segredo, que existe desde 2010, lançou um livro com mesmo título com um compilado de 20 histórias selecionadas por Michelly depois de ouvir mais de 180 horas de gravação. O livro está esgotado, mas a contadora garante que um dos projetos futuros é lançar novo material com mais histórias.

Este ano, o Prosa e Segredo continua com as oficinas de contação de história e com a apresentação do espetáculo em cinco municípios do interior, que são: Bodoquena, Bataguassu, Invinhema, Bandeirantes, Ribas do Rio Pardo. Michelly explica que as oficinas são um importante momento para o projeto porque é quando ela pode coletar novas histórias dentro do processo que identifica como intercâmbio cultural.

Hoje, acontece a oficina de contação de histórias às 16h no Teatro Aracy Balabaniam. A oficina é aberta a todas as idades. À noite, às 20h acontece mais uma apresentação do espetáculo Prosa e Segredo.

Para participar das oficinas e saber mais sobre o espetáculo basta ligar para o telefone 92740502 ou enviar um Whatsapp com nome. A entrada da oficina é um livro infantil  e os ingressos para o espetáculo custam R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada). No dia 7 de agosto a peça fará parte do projeto CenaSom.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS