"/>
Artes | da redação/com MS Notícias | 04/09/2014 19h59

Projeto "Releitura de Artes nos Abrigos" começa

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A coordenadoria da Infância e Juventude criou o projeto “Releitura de Artes nos Abrigos”, que começou a ser exposto hoje, no espaço cultural Marilza Lúcia Fortes, no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). O projeto tem o objetivo de despertar nas crianças o gosto pela pintura e pelas artes, desenvolvendo a imaginação, criatividade, concentração e expressão artística, e trabalha a coordenação motora dos pequenos.


A abertura da contou com a presença do presidente do TJMS, Des. Joenildo de Sousa Chaves, que fez questão de agradecer a disponibilidade do artista em receber as crianças em seu ateliê. “Se todos os profissionais se colocassem à disposição para mostrar às crianças seu trabalho, investindo em quem efetivamente fará algo amanhã, contribuiriam para um mundo melhor”.
A Coordenadora da Infância e Juventude em Mato Grosso do Sul, Desª. Maria Isabel de Matos Rocha, também agradeceu a Isaac de Oliveira pela maneira como atendeu as crianças e afirmou que a Coordenadoria da Infância e Juventude pretende estendê-la as demais instituições de acolhimento da Capital.
Os artistas responsáveis pela releitura das obras também estavam presentes à abertura da mostra e demonstraram grande entusiasmo com a experiência. Para Nathália Ferreira de Souza, que tem 12 anos e cursa o 5º ano na Escola Municipal Arassuay Gomes de Castro, o que mais chamou sua atenção nas obras de Isaac de Oliveira foram as cores fortes utilizadas pelo artista.
O Projeto
Iniciado em junho de 2014, o projeto Releituras teve a participação de 40 crianças e adolescentes de oito a 17 anos, das entidades SOS criança e Casa da Criança Peniel.

De início, as crianças foram apresentadas ao livro “Acrílicos”, uma compilação de algumas das obras de Isaac, e à biografia do artista. Depois, foram ensinadas acerca das técnicas de pintura e releitura.

A etapa seguinte consistiu em um passeio ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde os futuros artistas observaram cores e detalhes dos animais que seriam reproduzidos nas telas. Outro ponto especial foi a visita à galeria de artes de Isaac de Oliveira para conhecer as obras originais do artista.

A releitura das obras foi feita com base no livro Acrílicos, no entanto, também foram utilizados outros livros de apoio como Arara da Cidade, de Thiago Lopes Quevedo, e Para Encontrar o Azul Eu Uso Pássaros – O PANTANAL, do poeta Manoel de Barros.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS