Artes | Com CG Noticias | 20/09/2022 11h03

Lançamento de duas exposições marcam semana de Artes Visuais em CG

Compartilhe:

Os apreciadores das artes na Capital terão uma semana movimentada, graças à Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). Isso porque dois eventos que promovem o trabalho de artistas locais ocorrem em sequência: primeiramente o Arte no Paço, com Ghva Maurício, nesta terça-feira (20), e depois a exposição de Fernando Anghinoni – contemplado pelo Prêmio Ipê – na Galeria de Vidro, na quarta-feira (21). Ambos têm entrada gratuita.

Chegando em sua sexta edição em 2022, o projeto Arte no Paço traz entre os meses de setembro e outubro a coleção “Aldear”, do artista rondoniense – radicado há 20 anos em Campo Grande – Ghva Maurício traz. Para esta oportunidade, o pintor selecionou obras em formatos médios e pequenos de diversas séries que vem desenvolvendo desde 2020 e produziu também novas peças, todas retratando os costumes e a cultura dos povos originários. O realismo quase fotográfico das imagens reforça a posição de Ghva como um dos maiores especialistas em representações artísticas das diversas etnias indígenas do Brasil.

A abertura da exposição será realizada amanhã de manhã no prédio do Paço Municipal, que fica na Avenida Afonso Pena, 3.297, no Centro. Ela estará disponível até o dia 20 de outubro, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, entre as 8h e 18h. Vale destacar que os quadros podem ser adquiridos e retirados após o fim da exibição. Interessados devem entrar em contato com Caroline Garcia, no telefone (67) 99852-6927, ou pelo Instagram @ghvamauricio.

Da Prefeitura para a Esplanada Ferroviária, a arte continua em foco no dia seguinte. Chegando em sua quinta mostra entre 21 contempladas por meio de edital, o 1º Prêmio Ipê de Artes Visuais leva à Galeria de Vidro o trabalho de Fernando Anghinoni, com a coletânea “O Desenho da Letra – A Magia da Gravura”. O vernissage está previsto para as 19h.

A proposta da exposição é explorar em sua composição artística algumas técnicas que envolvem a utilização da gravura e da tipografia. Trata-se de obras realizadas ao ar livre, em locais como praças e parques, onde o artista coleta texturas utilizando técnicas de xilogravura de topo (estampas de troncos de árvores), calcogravura (frotagge), leterpress (antiga técnica utilizando tipos móveis) e caligrafia artística. Todo este processo de transferência capta os desenhos naturais das superfícies, que são impressos diretamente em tecidos de algodão cru e/ou papel.

O projeto também está voltado para a utilização da tipografia nas obras, com intervenções de desenhos de letras. Trata-se de um encontro e uma fusão entre um dos pilares das artes, que é a gravura, e um dos principais elementos do design gráfico, que é a tipografia. A união desses elementos representa uma das várias vertentes de Fernando, que sempre abrange o pânorama das artes visuais de formal global e regional. Ele vive e trabalha em Campo Grande, possui mestrado em Arte e Design e já realizou exposições de artes individuais e coletivas no Brasil e no exterior.

Conquista para o segmento

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, aproveitou a oportunidade para destacar a valorização da classe artística por meio do edital do 1º Prêmio Ipê. “Eu sempre gosto de reforçar que arte é profissão, e é fundamental que o poder público auxilie tanto na promoção quanto na remuneração dos nossos artistas. O fato de o Prêmio Ipê repassar a cada um dos contemplados o valor de R$ 5 mil foi uma conquista da atual gestão e é um passo importante em relação ao cenário anterior, em que vários dos nossos talentos expunham suas obras gratuitamente”.

Reforçando a preocupação da Prefeitura de Campo Grande e da Sectur com o segmento das artes visuais, Max lembrou que o calendário de exposições vai seguir até o fim do ano e continuar em 2023, com mais duas edições previstas do Arte no Paço e exposições quinzenais do Prêmio Ipê.

A exposição “O Desenho da Letra – A Magia da Gravura” começa no dia 21 de setembro, às 19h, e fica aberta ao público até o dia 5 de outubro. Ela estará alocada na Galeria de Vidro, localizada dentro da Plataforma Cultural. O endereço é: Avenida Calógeras, n.º 3.015. A entrada é gratuita.

Você pode acompanhar mais sobre o artista Fernando Anghinoni por meio de seu Instagram @universofan. E para ficar por dentro da programação da Sectur e das próximas exposições do Prêmio Ipê de Artes Visuais, acompanhe-nos pelo @SecturCG.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS