Artes | Da redação | 27/06/2016 14h08

Instalação artística gera curiosidade em acadêmicos, docentes e colaboradores da UCDB

Compartilhe:

Para despertar a atenção do público universitário para uma ação intitulada ‘Arte Transforma’, um orelhão todo preto, com aspecto sombrio, portando um aparelho de telefone tradicional com o fone fora do gancho e apenas um foco de luz sobre a cabine foi instalado no mês passado meio do gramado do bloco A, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Em seguida, a cabine exposta amanheceu pichada, chamando ainda mais a atenção e gerando a curiosidade nas pessoas pelo ato de vandalismo.

Uma fila de ‘pessoas’ em papelão começou a se formar em frente ao tal orelhão. O mistério já circulava nas redes sociais e ganhou ainda mais destaque quando, de repente, os personagens se esparramaram pelo espaço.

Para completar o burburinho virtual e as suposições dos estudantes, nesta semana, surgiram 30 orelhões estilizados, com traços diferentes uns dos outros, mostrando que realmente a ‘Arte Transforma’ e ainda pode ser prestigiada por todos.

Cabines de orelhões da operadora Oi sem utilidade ganharam vida com o trabalho artístico dos acadêmicos de Design e Arquitetura da UCDB, sob a coordenação do professor Roberto Figueiredo, da área de Cultura e Arte da UCDB. “O projeto buscou transformar objetos que já não são mais usados e que quase ninguém nota sua existência, em arte”, disse o coordenador.

No entanto, o professor destaca que a interpretação fica a critério de cada um. “É arte. A arte não se explica, cada um sente de um jeito. Cada aluno que pintou pensou em alguma coisa e a pessoa que irá apreciá-la interpretará de outra forma. Não tem certo e errado”, enfatiza.

Ele observa que a escolha do local foi justamente para valorizar o espaço, que antigamente não era nem notado.“Todo mundo passa ali e queríamos chamar a atenção para aquele espaço, que pode ser utilizado para diversas coisas”, finalizou o professor, lembrando que ainda tem mais surpresas por vir.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS