Artes | Da redação/com MidiaMax | 25/07/2014 16h19

Atriz faz oficina para ensinar educadores a arte de contar histórias

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Utilizando como ferramenta a contação de histórias, Michelly Dominiq, pedagoga e atriz, aliou o lúdico à educação e criou o projeto Prosa e Segredo. A prática popular, desenvolvida em todas as regiões brasileiras, possibilita que as famílias transmitam, pela oralidade, experiências adquiridas na vida aos descendentes e como forma de manifestação folclórica de um grupo.

No projeto, iniciado em 2010, Dominiq fez um intercâmbio cultural, nas cidades de seu estado de origem, Rio Grande do Norte, como Mossoró, Macau, Currais Novos e Natal e nas cidades do Mato Grosso do Sul, Bataguassu, Três Lagoas e Campo Grande.

Das histórias que ouviu, as mais curiosas foram publicadas em um livro de contos em 2012 com apoio de incentivos da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do SESC/MS e da Educação a Distancia UAB/UFMS, o livro intitulado ‘Prosa e Segredo...Histórias de Comunidade do Campo’.

Este ano, o projeto foi novamente aprovado no FIC e agora inicia a Temporada 2014, na qual serão realizadas oficinas de capacitação e espetáculos para educadores em geral, que trabalhem em contato com crianças e adolescentes. A oficina de contação acontecerá no dia 30 de julho e a entrada custará um livro de histórias.

“Nosso trabalho consistirá na realização de cinco oficinas que serão promovidas nos municípios de Bodoquena, Jaraguari, Bandeirantes, Ribas do Rio Pardo e Ivinhema. Queremos apresentar aos professores a importância da contação de histórias para o desenvolvimento do aluno, apresentando técnicas, discutindo temas, enfatizando a importância dos contos folclóricos e tradicionais, buscando um alcance lúdico e pedagógico”, esclareceu Dominiq.

Entre as influências da pedagoga estão a obra do folclorista Câmara Cascudo (RN), da pesquisadora sul-mato-grossense Marley Sigrist (Chão Batido) e do psicólogo Bruno Bettelhim. “O mais gratificante do trabalho foi reunir o material pesquisado e promover uma intersecção entre as culturas sul-mato-grossense e nordestina”, apontou.
Lançamento

Para apresentar a Temporada 2014 do projeto Prosa e Segredo, a equipe constituída por Michelly Dominiq (autora e atriz), Rafael Bendô (músico), Fabiana Silveira (arte gráfica e projeto visual), Camila Jordão e Maíra Espíndola (iluminação), e Cátia Santos (Captação e edição áudio visual) irá promover o lançamento no próximo dia 29 de julho, às 20h, no Teatro Aracy Balabaniam, seguido de uma oficina e espetáculo no dia 30.

O teatro está localizado no Centro Cultural José Otávio Guizzo, na Rua 26 de agosto, 453. No dia 29 de julho, por ocasião do lançamento, a apresentação será gratuita. Já no dia 30, será oferecida uma oficina de contação e a entrada custará um livro de histórias, a partir das 16h no teatro. A partir das 20h acontece o espetáculo aberto à comunidade e os ingressos custarão R$ 15,00 e R$ 7,50.

 

As pessoas interessadas em participar da oficina devem enviar nome completo e telefone de contato para o e-mail prosaesegredo@gmail.com

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS