Artes | Da Redação/Com Assessoria de Comunicação de Aquidauana | 30/11/2012 12h54

“Arte de Fazer e Reciclar” é finalista no prêmio Anu 2013

Compartilhe:

O projeto Arte de Fazer e Reciclar desenvolvido em Aquidauana pelo Instituto Arara Azul em parceria com a Prefeitura Municipal é um dos cinco projetos finalistas do prêmio Anu 2013 pelo estado de Mato Grosso do Sul. 

A escolha foi feita por meio de jurados da sociedade civil que indicaram os projetos. Do dia 10 a 30 de dezembro acontecem as votações via internet, no site do prêmio: http://www.premioanu.com.br. O projeto que for mais votado por estado, participará da cerimônia de premiação no Rio de Janeiro.

O “Arte de Fazer e Reciclar” é patrocinado pelo programa Petrobras 

Desenvolvimento e Cidadania e tem parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Anhanguera/Uniderp, Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fundação de Cultura de Aquidauana (Fundaq) e Fundação Toyota do Brasil.

Em parceria com a Prefeitura de Aquidauana, o projeto implementou a coleta seletiva do lixo no município oportunizando a geração de emprego e renda para os participantes através da produção artesanal com o reaproveitamento do material coletado.

Mais de vinte famílias de catadores já foram beneficiadas com a renda obtida na venda dos reciclados. Desde o inicio em 2006, mais de 500 pessoas já foram capacitadas a produzir artesanato com materiais recicláveis. Além das vendas de forma coletiva, os artesãos têm participado de feiras e eventos para divulgar seus produtos. Em 2012 o projeto foi premiado com o 2º lugar no premio Finep 2012 de Inovação.

O prêmio

Idealizado e realizado pela Central Única das Favelas (Cufa), o Prêmio Anu tem como principal objetivo destacar ações de toda natureza desenvolvidas dentro de Favelas em todo território nacional que contribuam para o desenvolvimento humano e social desses espaços. 

Identificando ações que tragam um novo significado para esses territórios e novas formas de convivências, o Prêmio Anu volta o olhar para essas iniciativas que colaboram diretamente para a melhoria de vida dos moradores, desconstruindo assim o estigma imposto a esses espaços e suas populações buscando a consolidação de uma sociedade mais justa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS