Literatura | Com FCMS | 05/07/2024 11h01

Feira Literária de Bonito é aberta na Praça da Liberdade com shows

Compartilhe:

A oitava edição da Feira Literária de Bonito (Flib) teve sua abertura na noite de quarta-feira (3), na Praça da Liberdade, em Bonito. Diversas autoridades compareceram ao evento, que começou com um cortejo e culminou com apresentações de shows regionais. O Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), é apoiador do evento, auxiliando na infraestrutura e com apresentações de artistas locais.

A Feira, que ocorre de 3 a 6 de julho, tem como tema “Literatura, Fronteiras e Travessias”. Este ano, a proposta é explorar as múltiplas fronteiras da literatura, sejam elas culturais, políticas, geográficas ou de gênero. A literatura, com seu poder transformador, ultrapassa limites e promove a troca de saberes e vivências, refletindo a diversidade de Bonito, de Mato Grosso do Sul, do Brasil e da América do Sul.

Pelo quarto ano consecutivo, a Flib trabalha com a tríade escritor, obra e leitor, abordando suas variáveis por meio da presença de escritores em palestras, discussões, sessões de “dedos de prosa”, apresentações de obras literárias de diversos gêneros e oficinas de formação e criação.

Marcelo Ferreira Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, destacou a importância do evento. “A Flib é um marco cultural para nosso estado. Ela celebra a literatura, promove o intercâmbio de ideias e a valorização da nossa identidade cultural. Bonito se torna, nesses dias, um epicentro de criatividade e conhecimento”.

Coordenador geral da Flib, Carlos Porto relembrou a trajetória do evento desde a primeira edição, em 2015. “O desafio de realizar uma feira literária em Bonito foi grande. A Feira é sobre carinho e amor pelas pessoas que escrevem e leem. Celebrar a abertura da oitava edição é extremamente gratificante”.

Eliana Maria Fregatto, secretária municipal de Educação e Cultura de Bonito, enfatizou o impacto transformador da Feira no município. “A riqueza das palavras e histórias da Feira é imensa, assim como o impacto positivo que traz para nossa cidade. Agradeço e parabenizo todos os organizadores e colaboradores por este evento magnífico que reúne literatura, arte, música, educação e cultura”.

O diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, elogiou a iniciativa privada na realização do evento. “Estar aqui em um evento feito por pessoas da iniciativa privada nos alegra muito. O poder público poder ajudar essas pessoas a fazer grandes eventos nos deixa feliz. E hoje vimos aqui uma praça bonita, tão bem organizada, com grande público. Daqui dois meses nós estaremos aqui realizando mais uma edição do Festival de Inverno de Bonito, porque nessa cidade o Governo do Estado encontra uma infraestrutura adequada para grandes eventos”.

Maria Adélia Menegazzo, curadora do evento, ressaltou a importância de formar uma comunidade leitora e incentivar a escrita literária entre as crianças. “A literatura acrescenta mundos ao nosso mundo. O tema deste ano visa mostrar que as fronteiras existem, mas é importante insistir nas travessias, superando obstáculos e avançando para o futuro”.

O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento. “Desde o início da Flib em 2015, houve uma luta para concretizar a feira. Hoje, na oitava edição, vamos respirar educação e cultura em Bonito. Agradeço ao Carlos Porto pelo carinho com o município e à sua equipe pelo trabalho árduo”.

Durante a abertura, foram premiados os vencedores do 2º Concurso de Redação da Flib 2024, que contou com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino. O concurso visa valorizar e estimular a criatividade literária entre os estudantes.

Na categoria Prosa, os vencedores foram:

Ana Goulart, com “Fronteiras Superadas”
Giselli Martins Almeida, com “A história de um nordestino”
Thiago Emanuel dos Santos, com “O Monstro do Rio”

Na categoria Poesia, os premiados foram:

Jhonfrank Emanuel Lopez Luna, com “Um venezuelano brasileiro”
Izabel Beraldo, com “Vivência”
Helenice Vitória de Carvalho, com “A vida”
Após as premiações, houve apresentações de alunos locais e shows da dupla Erika Espíndola e Flávio Bernardo, e Guga Borba.

Sobre a Flib – A programação da Feira Literária de Bonito é aberta a todos os públicos e 100% gratuita. Realizada pelo Instituto Ímole e organizada pela Bolt Realizações, a Feira conta com o patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura e copatrocínio da Caixa Econômica Federal. Também recebe apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, Sistema Fecomércio, Sesc MS, deputado federal Vander Loubet por meio de emenda parlamentar, Prefeitura Municipal de Bonito, Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Zoom Publicidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS