Verba Pública | Da Redação/Com Assessoria | 13/09/2013 11h50

FIC fomenta 39 projetos culturais no Estado

Compartilhe:

O Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) irá fomentar mais 39 ações culturais em Mato Grosso do Sul. O governador André Puccinelli e o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros assinaram, ontem (12), convênios para os repasses de recursos no valor de R$ 1 milhão.

Dança, documentário, fotografia, cinema, orquestra, festival de música serão contemplados com os recursos do FIC/MS que já beneficiou pelo menos 270 projetos em 59 municípios do Estado. Nesta edição, por exemplo, o governo estadual vai fomentar um projeto que será desenvolvido nas escolas públicas do interior. Intitulado como Estórias e canções da nossa terra, o objetivo é mostrar aos alunos do Estado um pouco do folclore regional.

“Será um show de contação de estórias juntamente com as músicas compostas e cantadas pelos cantores da região, Guga Borba e Jerry Espindola, e eu com o trabalho de teatro. Vou contar os 'causos' do nosso folclore como o Pai do Mato que é o protetor do cerrado, a minhoca gigante do rio Paraguai, a mãe d´água, ou seja, levar um pouco do conhecimento da área da arte regional”, explicou o artista, Jorge de Barros Oliveira.

Para ele, o projeto será uma forma de levar ao processo pedagógico um contato maior com a cultura regional. “Esses 'causos' foram colhidos no Estado e são estórias que normalmente não são contadas dentro da grade curricular, somente os nacionais como o saci, por exemplo. Temos uma grande riqueza dentro do processo folclórico da nossa região e se a gente não tivesse esse apoio do Estado com certeza não teria como produzir um trabalho como esse”, disse Jorge de Barros.

No município de Bonito, com o patrocínio do FIC/MS será realizado o Bonito Jazz & Blues Festival. De 14 a 16 de novembro, moradores e visitantes terão um contato com o gênero musical que a cada dia ganha admiradores. Para o morador da cidade e um dos organizadores do Festival, Afonso Ramão Rodrigues Junior, era o que a cidade precisava. “Há pelo menos um ano a gente vem fazendo algumas edições de Blues em Bonito, mas sempre objetivando algo maior. Teremos neste festival atrações regional, nacional e até uma internacional. Este apoio contempla a diversidade cultural e principalmente Bonito que recebe gente do mundo todo”, ressaltou.

Para o mês de abril de 2014, Campo Grande deverá contar com a realização do Prêmio Onça Pintada - 2ª Mostra Clássica de dança de Mato Grosso do Sul. O governo do Estado é um dos patrocinadores da iniciativa que nesta segunda edição será nacional. “Ele acontece num teatro da Capital e vamos lançar um edital para participações sendo uma para concorrer ao prêmio em dinheiro e outra da mostra somente para apresentar o trabalho de dança”, explica a organizadora do projeto, Neide Garrido.

A seleção dos trabalhos que vão participar do evento será feita por meio de uma curadoria. Em Abril serão três noites com as apresentações e através de uma comissão de júri com profissionais da área serão avaliados os trabalhos e contemplados os premiados. “É fundamental esse apoio porque motiva a gente. Pensamos em realizar eventos e projetos que envolva toda a comunidade da dança e quando tem um incentivo como esse dá aquele desafio e todo o gás para trabalhar”, comentou Neide Garrido.

Era o que a diretora do documentário intitulado “a Dama do Rasqueado” queria. Marinete da Costa Gomes Pinheiro é responsável pelo vídeo de 52 minutos sobre a cantora Delinha, que este ano completou 77 anos de idade e 55 anos dedicado à música.

“É fundamental esse apoio que faz um registro documentário da Delinha. Sem dúvida é o registro da música e nessa trajetória a cantora trouxe diversos outros músicos com ela que estarão contemplados também nessa estória. O FIC é fundamental para o desenvolvimento deste trabalho audiovisual, mas também de outros. Um apoio importante para a cultura do Estado”, elogiou Marinete da Costa Gomes. O vídeo deve ficar pronto em março de 2014.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS