Verba Pública | Uol | 03/01/2019 09h49

Lei Rouanet vai exigir arte fora do eixo Rio São Paulo e ingresso barato

Compartilhe:

Osmar Terra tomou posse do Ministério da Cidadania, que englobou as atribuições do extinto Ministério da Cultura, nesta quarta-feira (2) e, em sua primeira entrevista, falou que planeja mudanças na Lei Rouanet. A intenção é fazer que todas as regiões do país recebam espetáculos financiados pela legislação.

"Temos que democratizar inclusive a Lei Rouanet. Hoje, 80% dos benefícios são para Rio (de Janeiro) e São Paulo. O Nordeste precisa ter a cultura popular, patrocínio."

O titular do ministério que assimilou desenvolvimento social, esporte e cultura, falou que vai estudar as medidas para ampliar o número de espetáculos e exposições em outras partes do Brasil.

Pela nova estrutura, cada uma destas três áreas será administrada por um secretário especial. Nomeado para fazer a gestão da cultura, Henrique Medeiros Pires falou que as alterações na Lei Rouanet começarão por pontos que são senso comum.

"Queremos ampliar o público, queremos que o ingresso seja mais barato e o acesso para museu mais barato", explica o secretário especial de Cultura.

Medeiros Pires afirmou que a prioridade será apoiar artistas que estão começando a carreira. Em relação aos que já tem projeção e fama, defende que eles façam apresentações para maiores públicos. O secretário especial de Cultura ressalta que tudo será debatido, mas lembra que pretende incluir a mudança na legislação.

"Vamos aperfeiçoar instruções normativas que serão debatidas com a comunidade". Uma mudança prevista para os editais ligados a cultura vai na mesma linha de desconcentrar os recursos da região Sudeste.

A intenção é incluir itens que forcem os espetáculos a passar por outras regiões do Brasil. "Existem alguns organismos bem estruturados que precisam ser direcionados. Temos a Funarte, Fundação Biblioteca Nacional", cita o secretário especial de Cultura.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS