Manchete | Jeozadaque | 28/11/2009 08h47

Espetáculo "Paredes Revisitadas" apresenta longa temporada de exibições gratuitas na Capital

Compartilhe:

paredes_atualPara comemorar seus cinco anos de atuação e dedicação ao teatro sul-mato-grossense, o grupo teatral “Mercado Cênico”, preparou uma maratona de apresentações gratuitas para os campo-grandenses e visitantes, com a exibição do espetáculo “Paredes Revisitadas”.

Criado pelos atores Vitor Hugo e Patrícia de Andrade, no início, o Mercado Cênico, desenvolvia apenas atividades Lítero-Teatrais, Oficinas de Capacitação e Projetos Sócio-Culturais. Até que em 2005 veio apresentação dos espetáculos “Nostalgias Femininas” e “Na terra em que o trilho passa, até a morena se engraça”.

Com a boa aceitação do público, o grupo campo-grandense produziu em 2007 a peça “Chegança de Boi”, que trazia em cena atores de Porto Murtinho e em 2009 estreou com o espetáculo “Paredes Revisitadas”.

Em cartaz desde março de 2009, a peça “Paredes Revisitadas” ultrapassou as fronteiras sul-mato-grossenses e foi representar a cultura campo-grandense no Festival Nacional de Teatro de Foz do Iguaçu, no Paraná.

No Estado, o espetáculo já foi apresentado em diversas cidades, como Três Lagoas, Naviraí, Dourados, Fátima do Sul, entre várias outras.

A peça é dirigida pelo ator e diretor, “Vitor Hugo Samudio”, e traz em cena os atores Bruno Moser, Patrícia de Andrade e Gláucia Pires. “O sucesso deste trabalho vem do empenho dos atores também, conseguindo estabelecer uma atmosfera que incomoda o público e encanta pelo belo trabalho de representação”, diz Vitor.

Um dos diferencias é que os atores desenvolvem um trabalho em formato de arena, onde o público sobe ao palco e tem a possibilidade de se aproximar mais dos artistas.

O espetáculo é um drama que mostra a linha entre o ato bom e mau dos seres humanos. Ele é baseado na obra do filósofo francês Jean-Paul Sartre, cujo existencialismo é fundamentado na morte como uma contingência.

Longa temporada em cartaz

O espetáculo “Paredes Revisitadas” entreou nesta sexta-feira (27/11), no Pontão de Cultura Guaicuru e permanecerá durante os dias 28, 29 e 30 de novembro, a partir das 20:30 horas.

Na primeira semana de dezembro, a peça apresenta sua última temporada de exibição. O espetáculo entra em cartaz no dia 04 e segue durante os dias 05, 06 e 07 de dezembro, a partir das 20:30 horas no Pontão de Cultura Guaicuru.

Após as apresentações, os atores realizarão um bate-papo sobre a peça e no dia 05 de dezembro, a partir das 14:00 horas, o grupo fará um seminário/oficina sobre o processo de construção do espetáculo.

A longa temporada de exibição da peça “Paredes Revisitadas” tem o apoio da Lei de incentivo ao teatro de Campo Grande (FOMTEATRO) e da Fundação Municipal de Cultura (FUNDAC).

O Pontão de Cultura Guaicuru está localizado na Rua 13 de maio, n° 727, Vila Santa Dorotéia.

Próximos Projetos

Na correria dos últimos preparativos para a temporada de despedida da peça “Paredes Revisitadas”, o grupo “Mercado Cênico”, já está trabalhando em seu próximo espetáculo “Incontornáveis, Um teatro de incoerência e controvérsia”.

Assim como a peça anterior, o novo trabalho traz uma essência realista e questiona os atuais problemas que vêm acontecendo no país e do mundo.

O novo espetáculo do Mercado Cênico tem o apoio da Funarte e Petrobras, através do premio nacional de teatro Myriam Muniz.

Confira a sinopse da peça “Paredes Revisitadas” e prestigie o teatro sul-mato-grossense.

Paredes Revisitadas
Sinopse: Na peça, Garcia, um literato, Inês, uma funcionária pública e lésbica e Estela, que tem um complexo de aceitação e usa seu corpo em diversas situações, são levados até uma sala fechada e terão que permanecer para sempre ali, enclausurados, condenados a uma vida sem interrupção. Eles têm somente a companhia um do outro e começam a convivência eterna e crucial.
A consciência de cada um se esbarra no muro do outro. Inês se sente atraída por Estela, que se sente atraída por Garcia, que tenta se esquivar até o momento em que revela que não poder amar Estela, porque a conhece demais. Então Estela, movida por seu complexo, traz para Garcia a questão do desejo. Nos primeiros instantes do drama eles ainda mantêm relação com o mundo terreno, ouvindo colegas, mulheres, maridos, etc. Até que são desligados por completo dessas vozes e imagens. Assim, passam a depender da aceitação dos companheiros, sentimento que mistura ternura e ódio.

Mais informações sobre o grupo teatral Mercado Cênico pelo telefone 9243-8401, e-mailimprensa@mercadocenico.com.br ou pelo endereço www.mercadocenico.com.br.

Foto: Danielle Rodrigues
Por Luciana Navarro com informações de Larissa Campos

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS