Sarau | Da Redação/Com Assessoria | 22/05/2013 13h38

Espaço da Poesia celebra cultura paraguaia e conta com lançamento de livros

Compartilhe:

A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul realiza nesta sexta-feira (24), às 19 horas, no terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania mais um Espaço da Poesia, que dessa vez homenageará a cultura paraguaia com apresentações de música e dança. A entrada, como sempre, é franca.

O Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul abre o Espaço desta sexta com um repertório de música popular brasileira, canções folclóricas e regionais. Atualmente é composto por 48 integrantes. É regido pela maestrina profª Telma Cristina Serrou Pimentel, sob a coordenação de Marlene Figueira da Silva.

Em seguida acontece o lançamento do livro “Vida no Varal”, de Teresa Cristina Levy. Enquanto repórter, formada na redação do Jornal do Brasil, nos anos 80, a autora escreveu matérias do dia a dia da cidade. Um buraco na rua, o réveillon ainda pouco famoso da Praia de Copacabana, os primeiros desfiles das escolas de samba, a morte de Mané Garrincha. Agora ela volta a falar em versos, da vida que viu e viveu ao sabor do vento, algumas vezes como uma brisa, outras como um furacão.

Na sequência acontece o lançamento do livro “Ciclos econômicos e a produção arquitetônica de Porto Murtinho”, de Margareth Ribas Escobar. O livro aborda a arquitetura produzida durante três ciclos econômicos de Mato Grosso do Sul – mais especificamente o da erva-mate, o do tanino e o do charque – em uma região ainda pouco explorada do Pantanal e um período em que a linguagem arquitetônica adotada era mais próxima da primitiva do que de modelos importados, sem estabelecer relação com o Neocolonial que acontecia no resto do Brasil.

A cultura do Paraguai será celebrada em seguida com declamações de poesias da literatura paraguaia, com Mari Néli Dória, professora Hidalina e convidados. A dupla de Acordeon “Asas da Cultura” e o show “Harpa Paraguaia” apresentam as músicas populares do país vizinho. As danças típicas também serão apresentadas na ocasião. Todas as apresentações artísticas são de grupos da Colônia Paraguaia de Campo Grande.

O Espaço da Poesia acontece nesta sexta (24), a partir das 19 horas. A entrada é franca. O Memorial da Cultura fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS