Poesia | Da Redação/Com Assessoria | 29/11/2012 12h21

Última edição do ano do “Espaço da Poesia” homenageia o mês da Consciência Negra

Compartilhe:

Última edição do ano do Espaço da Poesia, projeto da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), irá homenagear o mês da Consciência Negra com intervenções artísticas e culturais e a apresentação do livro “Folhas Brasileiras” de Ismael Machado. O evento também promoverá o 1º recital de poesia do projeto “Arte de Dizer” e contará com a participação do grupo Dançurbana e do Trio ZumDiBesouro.

O poeta pós-modernista Ismael Machado utiliza o pseudônimo Fernando Bandeira, uma homenagem a dois grandes poetas das literaturas portuguesa e brasileira, Fernando Pessoa e Manuel Bandeira. Nas palavras da jornalista Carmen Cestari, seu livro “Folhas Brasileiras” desperta a esperança, que se revela sob diversas formas. “Esperança de um mundo melhor, mais justo, mais ético, mais humano”. O livro viaja pela mitologia e traz de volta grandes mestres do passado. O autor também é um defensor implacável da natureza e do lugar em que nasceu.

O projeto “Arte de Dizer” realizou oficinas poéticas para professores do ensino fundamental de Língua Portuguesa, Literatura e Artes e de outras áreas. A iniciativa teve a finalidade de capacitar os professores para estimularem a declamação de poesias entre os alunos. A escritora Nildes Prieto, quem ministrou o curso, afirma que o Estado possui uma literatura rica e vasta em poesias com poetas que se destacam. Porém falta divulgação e valorização da literatura produzida. “O curso alcançou seu objetivo, de conseguir envolver os professores na arte de declamar, de uma forma que estes despertaram em seus alunos o gosto pela poesia”, explicou.

A Cia. Dançurbana foi fundada em 2002, na capital. Em sua formação inicial era composta por jovens que se destacavam como participantes de projetos sociais de dança de rua dos bairros de Campo Grande. Atualmente a Cia. é formada por jovens, criadores intérpretes à procura de uma dança que levante questões a partir dos anseios e desejos de seus integrantes.

Formado em 2012, o grupo ZumDiBesouro é um grupo de MPB. Formado pelos integrantes: Adriano San ao violão e voz, Felipe Alves ao violão e voz e Luiz Carlos Santana na percussão e voz, o trio prioriza as músicas autorais com diversos ritmos e temáticas.

Influenciados pela Música Popular Brasileira de todos os tempos, o grupo busca em suas fontes as melodias, harmonias e poesias, com a intenção de incrementar suas composições com pitadas regionais, em temas como o amor, a saudade, a nostalgia e a esperança. Atualmente em estúdio, o grupo prepara seu primeiro CD, intitulado “VERDE MATE”, para o início de 2013.

Serviço: O projeto Espaço da Poesia acontece às 19h, no Terraço do Memorial da Cultura que fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro de Campo Grande. A entrada é franca.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS