Poesia | Da redação/com Dourados Agora | 08/04/2014 09h16

"Antologia Poética 2014: Prêmio Poetize" é lançado em Dourados

Compartilhe:

Dourados (MS) - Ofusque bar foi o espaço escolhido para o Lançamento do livro “Antologia Poética 2014: Prêmio Poetize” da editora Vivara no último domingo, dia 6. O espaço promoveu um Sarau Literário com o melhor da Música Popular Brasileira na voz inconfundível de Camila Faca, a cantora é natural de Rondônia e iniciou seus estudos na musica desde a adolescência, já participou de diversos projetos musicais na cidade de Dourados e fez shows pela UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados.

O livro “Antologia Poética 2014: Prêmio Poetize”, é resultado de um concurso de poesia nacional denominado Poetize promovido pela editora Vivara sob o olhar atento do organizador Isaac Almeida Ramos, o livro é composto por mais de 200 poemas de poetas do Brasil inteiro.

Entre os poemas do livro destacamos a presença de seis poetas douradenses: Brígido Ibanhes com o poema “Quando”, Francielle Christina Foppa com o poema “Liberdade”, José Luiz Fornasieri com o poema “A semente”, Nizael Almeida com o poema “inFÃncia”, Orlando Anivaldo de Lima com o poema “Esvaziando a vida” e Paulo Roberto Paim com o poema “O amor ainda não nos escolheu”.

Na noite de lançamento o artista Nizael Almeida fez breve comentário sobre a obra e destacou na participação dos poetas douradenses, bem como enfatizou a representatividade destes no concurso nacional Poetize que resultou o livro. A escolha do Ofusque bar deve-se ao fato do local já vir abrigando inúmeros eventos culturais e o que segundo a proprietária Denise Gonçalves “Nós, desde a abertura do bar em dezembro de 2012 temos criados eventos e meios de tornar o Ofusque um espaço que acolhe os artistas douradenses e suas produções, o bar sempre esteve aberto aos artistas da região e temos conseguido promover bons encontros, além de atender uma necessidade de nossos clientes.” O autor douradense Marcos Coelho prestigiou o lançamento e elogiou a iniciativa do espaço e dos autores, também compareceram no evento a professora do curso de Artes Cênicas da UFGD Roberta Ninin e o Coordenador de Cultura da UFGD Prof. Gil de Medeiros Esper.

Durante o Sarau Literário aconteceram leituras de poemas e algumas performances, a atriz Vanessa Ribeiro abriu a noite com cena “Das Horas Cruas” um texto do cartunista e dramaturgo contemporâneo Ruy Jobim Neto, o ator Wagner Torres trouce uma performance sobre a mitologia dos Orixás e o ator e performer Tom Kyo apresentou trecho de “Você se esqueceu...” texto dramatúrgico em processo de montagem. A antologia lançada é tão diversa em conteúdo e estética quanto o próprio evento e as apresentações da noite, exatamente por terem como tema central o cotidiano e o ser-humano com suas angustias e contradições.

Exemplares dos livros podem ser adquiridos na Livraria do Escritor, na rua Toshinobu Katayama, em frente ao Hospital da Vida.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS