Outros | Da Redação/Com Assessoria | 27/11/2013 09h56

Governo do Estado lança mais uma edição da revista Cultura em MS na próxima sexta

Compartilhe:

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), lança na próxima sexta-feira (29) mais uma edição da revista Cultura em MS. O evento acontece no auditório da Governadoria, às 8h45. Criada em 2008, a publicação visa não só difundir os projetos e ações da área, mas também lançar a reflexão sobre temáticas relevantes em nossa identidade multicultural.

“Chegamos à sexta edição da publicação, que tem o desafio de estimular o debate e a reflexão acerca da formação identitária do sul-mato-grossense. A cada ano exploramos um tema abrangente, com uma grande reportagem, que se desenvolve a partir de muitas entrevistas e pesquisas, com detalhamento, riqueza de informação e forte apelo visual. A revista Cultura em MS é mais do que um mero informativo de ações, servindo ainda como referência para pesquisas”, resume o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

São 80 páginas que tratam de variados assuntos: ações de promoção e registro da cultura, artigo sobre gestão municipal, sugestões culturais, perfil do maestro Vitor Marques Diniz e de artistas da terra que estão em plena produção, além de matérias sobre: moda, comportamento e mercado; a arte de contar histórias; o centenário de três acontecimentos que marcaram a história regional; danças étnicas que caracterizam o estado; e iniciativas de valorização da cultura. Há ainda uma entrevista com o casal de historiadores Valmir Corrêa e Lúcia Salsa, que desenvolveram forte ligação com a cultura e a história regionais, além de receitas de pratos típicos pelo chef Paulo Machado.

A matéria de capa desta edição é voltada às culturas indígenas, temática essencial na formação identitária do estado. Para tanto, a equipe de jornalistas pesquisou amplamente colhendo depoimento de indígenas e estudiosos da área.

“A presença e a força dessas culturas na formação de Mato Grosso do Sul, o segundo estado com a maior população indígena do país, torna ainda mais indispensável nosso direito e nosso dever de conhecê-las e valorizá-las. Hoje, mais de 500 anos depois que os europeus chegaram a essas terras, dando novos rumos à formação deste mosaico de diversidade étnica chamado Brasil, ainda se desconhece muito da sociodiversidade nativa, que não é coisa do passado, mas realidade presente, instaurada desde sempre em nossa memória coletiva e também nas lembranças individuais”, sublinha Américo Calheiros.

A publicação tem formato magazine e preza, além da qualidade das informações, pelo conceito visual, explorando imagens de forma a contextualizar o leitor ao tema proposto em cada sessão. São 2 mil exemplares que serão distribuídos gratuitamente – parte no evento de sexta-feira e parte dirigida a instituições culturais e educacionais. A versão digital, em formato PDF, a partir do lançamento, estará disponível no site www.fundacaodecultura.ms.gov.br.

Serviço

Lançamento da 6ª edição da revista Cultura em MS

Data: manhã de sexta-feira (29 de novembro de 2013).

Horário: 8h45

Local: Auditório da Governadoria, Av. do Poeta, s/n, Bloco 8, Parque dos Poderes, Campo Grande, MS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS