Outros | Com Prefeitura de Costa Rica | 16/05/2019 10h48

Conheça a história do Santo "Fujão" de Costa Rica

Compartilhe:

Na MS 306, a 30 km do município de Costa Rica, a colonização começou por volta de 1838, com a vinda do Major Martim Gabriel de Melo Taques e sua esposa que fugindo da Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul, chegaram pelo Rio Taquari ao Chapadão de Baús (que hoje é distrito de Costa Rica), tomando posse da área e fundando a Fazenda Santo Antônio dos Dois Córregos.

Durante o período de colonização, a Região de Baús tornou-se fundamental como ponto de passagem e abastecimento para os colonizadores vindos do Triângulo Mineiro e Goiás, que se dirigiam aos Campos de Vacarias, Coxim e Cuiabá, vivenciando importantes fatos da história como a guerra do Paraguai e a passagem da Coluna Prestes. A tradição religiosa do Major Taques deu origem a uma das principais lendas da região: a lenda do "Santo Fujão".

Quando os moradores construíram uma nova capela para abrigar as imagens dos Santos da Família, e substituir a antiga Capelinha que já estava caindo aos pedaços, se surpreenderam ao perceber que, no dia seguinte da mudança, a imagem do Senhor Bom Jesus havia "voltado" para antiga Capela. O fato se repetiu inúmeras vezes, até que decidiram cortar os pés da imagem do Senhor Bom Jesus, para que o fato não ocorresse mais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS