Outros | Da Redação/Com Assessoria | 18/09/2013 11h33

Conferência Estadual de Cultura reúne 61 municípios de Mato Grosso do Sul

Compartilhe:

O espetáculo "O Melhor Melhor Show do Mundo" com o ator e comediante Eduardo Sterblitch acompanhado de Marcinho Eiras e Rodrigo de Arruda faz apresentação única, no próximo dia 5 de outubro, às 20h30, em Campo Grande, no Palácio Popular da Cultura.

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), iniciou ontem (17) a III Conferência Estadual de Cultura no Centro Cultural José Octavio Guizzo. A solenidade de abertura contou com a presença de delegados de 61 municípios de Mato Grosso do Sul, o que demonstra um alto grau de interesse de diversos setores da sociedade no desenvolvimento cultural do Estado.

“Acreditamos que teremos um trabalho produtivo e existe uma grande expectativa para que o Sistema Nacional de Cultura se consolide. Tivemos um saldo muito bom de Conferências Municipais realizadas e neste sentido, a cultura sul-mato-grossense sai fortalecida”, afirmou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

O Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula, destacou a importância do processo participativo possibilitado pelas conferências. “Nestas ocasiões é que a sociedade civil tem a oportunidade de dialogar com as três instâncias, governos municipal, estadual e federal. Por isso é enorme a responsabilidade dos delegados na defesa das necessidades culturais prioritárias dos Estados.

Ainda segundo ele, a intenção do Ministério da Cultura é garantir mais recursos para o Fundo Nacional de Cultura por meio do Fundo Social do Pré-Sal. “O objetivo da nossa pasta é que consigamos, com apoio dos deputados federais, destinar 10% desses recursos para a cultura brasileira. Esse valor já garantiria a consolidação do Sistema Nacional de Cultura”, finalizou. 

A Conferência Estadual de Cultura está promovendo debates acerca de políticas e ações culturais a serem desenvolvidas nos próximos anos. O tema central da Conferência é "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura". O assunto engloba ainda a implementação do Sistema Nacional de Cultura, a produção simbólica e diversidade cultural, a cidadania e direitos culturais e Cultura e desenvolvimento econômico. 

A etapa estadual elegerá delegados e propostas para a III Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de novembro de 2013, em Brasília.

Mais informações com a Assessoria de Projetos da FCMS, pelos telefones (67) 3316-9329 ou 3316-9329.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS