Outros | UFMS | 28/09/2020 11h13

6ª edição da Revista Candil produzida pela UFMS pode ser lida on-line

Compartilhe:

Está disponível para leitura on-line a 6ª edição da Revista Candil, publicação de divulgação científica da UFMS, produzida pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom). A Revista também está depositada no Repositório Institucional, portal que abriga as produções acadêmicas, científicas, tecnológicas, artísticas e culturais da Universidade.

A matéria que abre essa edição mostra a transformação da Esplanada do Morenão em polo de ciência, tecnologia, cultura e esportes, em uma área de mais de mil metros quadrados que já abriga o Parque da Ciência e onde em breve será instalado o Museu da Ciência e da Tecnologia.

“Criamos uma página específica do Parque na Internet. Além disso, cada monumento está acompanhado de um totem com informações e um QR Code que irá direcionar o visitante para o site. Em um futuro próximo, elaboraremos e disponibilizaremos materiais didáticos relativos a cada monumento do Parque para que, assim, os visitantes possam conhecer melhor os conceitos físicos e das engenharias que estrão por trás de cada monumento”, explica a coordenadora do grupo de trabalho responsável pela implementação, Luciana Montera. A página está em construção, mas pode ser acessada em https://parquedaciencia.ufms.br.

A Revista apresenta reportagens sobre pesquisas que envolvem a Matemática e o uso da tecnologia, desinformação e Fake News, impactos sociais e emocionais da pandemia, integração Brasil-Bolívia pela Literatura, a UFMS nos continentes a partir de colaborações em estudos científicos e patente de inovação para prática de voo livre. Outro estudo analisa a utilização de gás como alternativa energética para hospital no combate à Covid-19.

“Penso que um importante processo entre tantos outros associados à pesquisa se relaciona à divulgação, uma vez que a pesquisa, ao ser compartilhada, difundida, socializada, fica mais próxima de uma de suas funções: ter a potencialidade de transformar realidades, de provocar reflexões sobre nossas práticas, crenças e cultura”, diz a professora Aparecida Chiari, do Instituto de Matemática.

Essa edição traz ainda homenagem aos desbravadores do Pantanal, o casal de pesquisadores Arnildo e Vali Pott e a entrevista é um balanço da administração 2016-2020, com o reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo, recém reconduzidos aos cargos para mais quatro anos de gestão.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS