Oficina | Com FCMS | 28/03/2023 13h14

‘Minhas aulas ficarão mais ricas’ afirmam professores em oficina

Compartilhe:

“Aprendi muitas coisas novas, técnicas diferentes de como repassar o conhecimento para meus alunos, agora tenho muito mais material para a sala de aula e espero que nos próximos encontros eu aprenda muito mais”, foi assim, maravilhado com o primeiro dia da oficina “Um Pantanal de Histórias”, que o professor Anthony Henrique se sentiu.

Na próxima quarta-feira (29), ele e cerca de outros 20 professores participam da segunda aula da oficina, que acontece no distrito de Palmeiras, localizado no município de Dois Irmãos do Buriti. Este projeto é desenvolvido pela Curumins Cia Teatral e foi contemplado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), promovido pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

A oficina tem como objetivo disseminar as histórias, mitos, lendas e causos pantaneiros para a população sul-mato-grossense por meio da contação de histórias. As ministrantes das aulas são as contadoras de histórias Conceição Leite, Maria Rita Oliveira e Anamaria Santana.

As histórias, mitos e causos do Pantanal ganham destaque no projeto Um Pantanal de Histórias, que são oficinas ministradas pela Curumins Cia Teatral. Funcionando como uma troca de conhecimentos, as contadoras de histórias Conceição Leite, Maria Rita Oliveira e Anamaria Santana falarão da importância dos professores contarem essas histórias para seus alunos e ainda preveem uma troca de conhecimentos com o intuito de estimular a valorização da cultura sul-mato-grossense.

O projeto começou no fim de fevereiro e continua até o mês de junho. Os professores que estão participando das aulas estão muito animados e interessados no conteúdo. “A primeira aula foi muito boa, aprendi muita coisa. Estou animada e com muita expectativa para a continuação da oficina, acho que vamos aprender muito mais e poderemos repassar esse conhecimento em sala de aula”, reflete a professora de matemática Andreia Silva de Sousa.

Um Pantanal de Histórias

“Um Pantanal de Histórias” nasceu da necessidade que Conceição e Anamaria veem em preservar as histórias pantaneiras. “Conceição é aquidauanense, ela é contadora de histórias e viveu um tempo no Pantanal quando era criança. Ela sabe as técnicas da contação de histórias e teve muita experiência com contação de histórias pantaneiras, então resolveu juntar essas duas coisas e surgiu o projeto”, afirma Anamaria.

Este rico material pantaneiro ainda é pouco conhecido pelos sul-mato-grossenses, por isso a necessidade dessa difusão dos causos e histórias. “Meu sonho é que todos que vivem em Mato Grosso do Sul conheçam os mitos, histórias, lendas e causos pantaneiros”, deseja Conceição.

Os distritos de Palmeiras, Piraputanga e Camisão foram escolhidos por estarem à margem do rio Aquidauana, local conhecido como a borda do Pantanal. “É nessa borda que residem muitas pessoas com familiares pantaneiros, que já trabalharam em comitivas, nas fazendas, ali é a entrada do Pantanal”, detalha Anamaria.

O próximo encontro com os professores acontece na quarta-feira (22), na Escola Municipal Nero Menezes de Ávila, em Palmeiras, distrito de Dois Irmãos do Buriti. A comunidade também pode participar e levar histórias para contar.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS