Música | Com Prefeitura de Três Lagoas | 12/04/2023 11h05

Três Lagoas sedia projeto gratuito que democratiza acesso à música erudita

Compartilhe:

Três Lagoas sedia no dia 27 de abril, o projeto do Governo do Estado, “Música Erudita nas Escolas e Universidades” que tem como intuito proporcionar de forma gratuita, acesso ao repertório de salas de concertos em ambientes de educação em municípios onde esse estilo musical é pouco difundido.

A turnê musical inicia nesta quarta-feira (12), na cidade de Coxim e percorrerá as cidades sul-mato-grossense, São Gabriel, Coxim, Rio Verde, Aquidauana, Naviraí, Três Lagoas e Campo Grande. Os concertos ocorrem em escolas públicas e campus da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Nos polos da Universidade as apresentações serão abertas ao público em geral.

O PROJETO

O “Música Erudita nas Escolas e Universidades” foi contemplado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), promovido pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), por meio da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Trabalho artístico que conta com o apoio da UFMS.

Um trabalho de difusão musical que terá no talento de três artistas a ponte para interligar o público ao universo erudito. Será pela voz da soprano, Bianca Danzi, o som inconfundível de um violino, apresentado ou executado pelo artista Gabriel Almeida, e a versatilidade e som encorpado de um dos instrumentos mais populares, o violão apresentado ou . idem ao anterior músico Evandro Dotto, que o público será convidado a mergulhar no universo erudito.

De acordo com o músico, produtor cultural e idealizador do projeto, Evandro Dotto, a preocupação está na democratização do acesso à cultura. Ninguém gosta de algo que não conhece, por isso iremos visitar escolas e universidades com esse objetivo de aproximar o público demonstrando o quão agradável é a música erudita, despertando a curiosidade da plateia, contando um pouco das histórias e até mesmo mostrando às pessoas a riqueza musical do estado, que tem nomes importantes neste universo clássico.

O violonista de formação, Evandro enfatiza que além de toda a parte cultural, o projeto tem em seu DNA outro aspecto muito importante que é questão de memória e identidade que vem como uma reafirmação de que o Mato Grosso do Sul tem música erudita de alta performance e refinamento.

SERVIÇO

Projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades”

Dia: 27 de abril (quinta-feira)

Horário: 15h

Local: UFMS – Campus II – Rua Onze, Vila Piloto.

Endereço: Rua Onze, Vila Piloto

OUTRAS CIDADES

Coxim – A apresentação será no dia 12 de abril, a partir das 10h, na Escola Municipal Willian Tavares, que fica na Av. Luiz Gonzaga, 450- Silviolandia.

Aquidauana – O concerto será no dia 13 de abril, às 21h, no CPAQ – Campus Aquidauana da UFMS, Unidade II – Saguão do bloco B. O campus fica situado na Rua Oscar Trindade de Barros – Serraria.

Naviraí – O concerto será no dia 27 de abril, às 20h30, no Campus de Naviraí – CPNV UFMS – Bloco I -, que fica na Rodovia MS-141, Km 04, saída para Ivinhema.

Rio Verde – A apresentação será às 9h30, na Escola Municipal Dr. Cezar Galvão, na Rua. Alm. Tamandaré, 70 – Centro do município

São Gabriel do Oeste – O concerto ocorre às 10h, na Escola Estadual São Gabriel, na Rua José Ferreira Rosa, n.º 384, centro da cidade

Campo Grande – 1º de junho, às 19h30, na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC/UFMS), no auditório Prof. Luis Felipe de Oliveira, na Av. Sen. Antônio Mendes Canale, 423 – Pioneiros.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS