Museu | Sarah Tahirih | 18/05/2023 08h30

21º Semana do Museu: Sustentabilidade e Bem-estar

Compartilhe:

Desde 1977 é celebrado em 18 de maio o Dia Internacional dos Museus por iniciativa do Conselho Internacional de Museus, uma organização não governamental que mantém relações formais com Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Na manhã de ontem a Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul, abriu as portas para a exposição do Museu da História de Medicina MS, em homenagem a semana dedicada aos museus.

O Ensaio Geral teve o prazer de comparecer ao evento e conversar com a Diretora Técnica do Museu, Stela Vargas, que nos contou um pouco sobre a história do Museu.

“Esse museu é referente a História da Medicina de Mato Grosso do Sul, fundado por acadêmicos no prédio onde também funciona a Academia de Medicina, é um prédio histórico pois as primeiras aulas de medicina da Universidade eram ministradas aqui, e logo passou a ser a Associação Médica antes de mudarem para seu atual local. O prédio havia sido abonado, então a academia conseguiu a ocupação do lugar, dando em troca um museu para a comunidade.”

Dentro do museu, podemos observar um salão com pinturas, biblioteca, exposição de artefatos médicos antigos e muito mais.

Um dos convidados para o evento que o Ensaio Geral conversou foi o Pastor da 3º igreja batista, Reovaldo Selau Michels.

“Estando aqui como representante da 3º igreja Batista, preparamos alguns kits para distribuir. Esse dia é muito interessante, pois ele relembra a memória e guarda a história, ali pelos quadros em que são retratadas as doenças, e eu creio que o importante é cultivar essa memória e passar para as próximas gerações.”

Como o tema da semana do museu desse ano foi Sustentabilidade e Bem-estar, o principal convidado do evento foi a empresa Solurb, que nos contou como sua atuação é importante para o cotidiano da sociedade.

O Ensaio Geral conversou rapidamente com o representante da Solurb, José Roberto, sobre a importância da empresa.

“O serviço da empresa já começa nas escolas, nós temos equipes que vão nas escolas pra falar sobre a sustentabilidade, passamos nas casas ensinando sobre, até porque a iniciativa tem que ser ensinada primeira aos pequenos, para assim chegar aos grandes, já que existe uma dificuldade estabelecida na população mais antiga em aprender sobre.”

Foi possível observar uma diversidade de pessoas no evento, observando os quadros, as exposições, palestras e aproveitando o café da manhã oferecido pela academia de medicina do MS.

Dentre tantas exposições e apresentações, a UNIMED Campo Grande também participou do evento, aferindo a pressão de todos que ali estavam presentes.

Confira aqui a galeria de fotos do evento.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS