Ícones do Pantanal dominam “Oficina de Desenvolvimento de Produtos” do Senai
No segundo dia de oficinas do 6º Ciclo do projeto Inova Moda, uma iniciativa do Senai de Mato Grosso do Sul em parceria com o Senai Cetiqt, Sebrae/MS e Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação do Estado), realizado nesta quarta-feira (26/10), no CTV (Centro de Tecnologia do Vestuário) do Senai de Campo Grande, as alunas conheceram diversas formas de agregar valor às peças e ganhar mercado por meio da valorização de elementos da cultura regional.
Com a consultoria da designer de moda do Senai de Goiás, Marlúcia Aparecida dos Santos, as participantes elaboraram croquis de peças com o diferencial de representar ícones de Mato Grosso do Sul. “Para se destacar é preciso representar sua cultura, ter uma diferenciação regional. O consumidor de outros Estados, por exemplo, ao vir comprar aqui quer conhecer os elementos daqui, entender nossa identidade cultural”, afirmou a coordenadora do CTV do Senai de Campo Grande, Hanna Viana, sobre a importância de apresentar às alunas a necessidade de valorizar a cultura regional.
Para entender melhor a identidade sul-mato-grossense, as alunas assistiram vídeos elaborados pelo Sebrae/MS no projeto “Cara Brasileira” para identificar elementos da cultura do Brasil capazes de serem inseridos no mercado de moda. “Existe um leque muito maior do que somente araras e tuiuiús. É possível explorar estampas inspiradas na erva de tereré, em uma planta nativa do Pantanal”, exemplificou a técnica do CTV do Senai de Campo Grande, Sílvia Pasqualotto.
A aluna Helena Buceli afirmou levará para o dia a dia dos negócios o que aprendeu durante a oficina. “O que aprendi hoje me fez abrir a mente para novas perspectivas, repensar a forma de fazer uma coleção”, disse. Estudante de Moda, Rita Maria Arguelho dos Santos comemorou o fato de, em um dia de oficina, ter aprendido mais do que em seis meses de graduação. “Aprendemos aqui o que, de fato, é essencial para ter clientela”, avaliou.
A consultora Marlúcia Aparecida confirmou que esta é uma sensação comum após assistir às aulas. “Trazemos par as oficinas a experiência de chão de fábrica, as necessidades do mercado. Aqui já estabelecemos esta pegada de empresa, enquanto, na faculdade, muitas vezes há um raciocínio criativo que não atende, na realidade, o que o mercado demanda”, explicou.
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