Literatura | com prefeitura de Aquidauana | 18/10/2022 11h05

UFMS de Aquidauana realiza 9ª Semana Nacional do Livro

Compartilhe:

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Aquidauana, realiza de 17 a 21 de outubro, a 9ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da UFMS.

Nesta 9ª Semana, o Sistema de Bibliotecas oferecerá diferentes atividades culturais com o objetivo de promover a biblioteca, o livro e estimular o hábito da leitura. O evento é inteiramente gratuito, com atividades presenciais e virtuais, aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral.

A 9ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da UFMS acontece em parceria com a Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR).

No ato de abertura, realizado na manhã desta segunda-feira (17), no campus II da UFMS, em Aquidauana, esteve presente a diretora do campus Prof. Drª. Ana Grazieli, secretário de Cultura e Turismo - Youssef Saliba e o diretor do Museu de Arte Pantaneira - Isac Luiz, professores, técnicos e acadêmicos da universidade.

A abertura teve duas apresentações culturais: A Banda de Percussão Prof. Gerson Carlos Russi (Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro (CEJAR)) e o Grupo de Danças Las Fronteiriças, que fez a apresentação de danças com as músicas, Carreta Gui e Galopeira.

Também nesta segunda-feira (17), acontece a exposição presencial de audiovisual do Museu de Arte Pantaneira que, em parceria com a universidade, realizará nos meses de outubro e novembroa, a exposição de algumas peças do acervo do museu, que servirá como uma pré-exposição para a reinauguração do mesmo.

Ainda hoje, acontece a exposição presencial de telas: Grafismo/Desenhos Indígenas X Aldravinturas e exposição virtual: Campanha de Preservação do Acervo - "Os vilões que atacam as Bibliotecas da UFMS". No período da tarde de hoje, será realizada a oficina presencial: Xadrez Pedagógico- da confecção do tabuleiro com papelão a movimentação básicos das peças.

A programação da 9ª Semana terá no dia 18/10, às 9 horas, a palestra virtual: Aldravias - A poesia minimalista do século XXI, ministrada pela professora de língua portuguesa Flávia Rohdt; às 13h30 - evento presencial lançamento do Livreto Aspectos Geológicos do Município de Aquidauana, de autoria de Elisangela Martins de Carvalho e Eveline Terra Bezerra; às 14 horas - evento presencial "Chá com Poesia" com o escritor Agenor Martinho Correa do Livro Poetizando as aves do Pantanal e finalizando, a oficina presencial: Aldraviando com a Flávia.

No dia 19/10 - oficina presencial às 7h30min horas intitulada: Terena Instrumental - Tema Vemó, apresentada pelo professor terena Jesse Joel Nimbú Correia; 9 horas - palestra presencial: Vukapanavo Sênohiko Terênoe - Mulheres Indígenas e seu Protagonismo ministrada por Evelin Hekeré licenciada em Geografia; 15 horas - palestra virtual: Biblioterapia - o que é e quais os benefícios, apresentados por Carla Souza que é uma das grandes referências em Biblioterapia do Brasil; às 13 horas - oficina presencial: Costurando o saber/remendando a leitura, apresentada por Maria de Fatima Alves Bonifácio (técnica administrativa da UFMS); 19 horas - palestra virtual: Ação sobre respeito e Empatia nas redes, por Ruy Ferreira da Digital/Safernet.

Já no dia 20/10, às 14 horas palestra presencial: Tecnologia e processamento de produtos - A cadeia produtiva dos frutos nativos de MS, apresentada pela engenheira agrônoma Raquel Pires Campos; às 20h30min - encerramento com a Orquestra Indígena Teko Arandú (Instituto Ressoart de Anastácio). E no dia 21/10 será o lançamento do Podcast: Fala CPAQ.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS