Três-lagoenses poderão ter acesso de forma gratuita à Biblioteca 

"/>
Literatura | Com Prefeitura de Três Lagoas | 06/04/2021 10h43

Três-lagoenses poderão ter acesso de forma gratuita à Biblioteca

Compartilhe:

Desde segunda-feira (5) a Diretoria de Cultura de Três Lagoas conta com um espaço especialmente dedicado à dezenas de livros da “Biblioteca Comunitária do Celso”. O projeto faz parte do investimento do Edital da Lei de Emergência Cultural, Aldir Blanc de Três Lagoas.

Segundo Celso Jacinto dos Santos, o projeto nasceu por meio do seu gosto por leitura e por querer incentivar seus clientes a lerem também.

“No início eu dava um marca páginas de brinde contendo o nome da minha empresa, Sapataria Real, com a seguinte frase: te dou um marca páginas porque não posso te dar um livro. Um dia uma senhora, recebendo o marca páginas, me disse: ‘eu tenho os livros, você quer começar compartilhando eles?’. Prontamente disse sim e ela trouxe uns 20 exemplares iniciando o meu trabalho”, disse.

COMO COMEÇOU

Celso observou vários modelos de biblioteca comunitária se inspirando na Biblioteca de Celso em Éfeso século II AC e se especializou em Biblioteconomia, por meio de um curso técnico.

Após dez anos, Celso já conta com mais de mil exemplares e diversos pontos onde os leitores interessados podem escolher até dois exemplares devolvendo o mesmo ou trocando por outros títulos. “Não temos burocracia estimulando a valorização da confiança no outro”, disse.

A expectativa, segundo Celso, é buscar que a cada um livro lido uma mente seja iluminada para o melhor. “O mito que brasileiro não gosta de ler se desfaz neste projeto, porque o livro não é um bem de primeira necessidade, isto é fato; ele tem um valor. Quando é possível ter acesso ao mesmo livro de forma gratuita várias classes sociais vêm ao encontro do mesmo nos presenteando com histórias incríveis”, revelou.

PONTOS DE ACESSO

Atualmente, há na cidade cinco locais que abrigam o projeto com cerca de 80 a 100 livros com trocas e abastecimentos periódicos sendo eles: a Sapataria Real; o Restaurante Will Broos; a Casa da Cultura; a Diretoria de Cultura e o Sempre Xique Caça, Pesca e Confecções. Em breve mais três locais receberão a Biblioteca Comunitária do Celso: o Shopping Três Lagoas no Espaço Teia Criativa e o Espaço de Dança André Ramalho.

Para o diretor de Cultura, Hericksen Plesley, a chave para a libertação é a leitura, sendo a única arma capaz de criar antídotos para quaisquer tipos de realidades e diferenças sendo possível transformar o indivíduo.

“O projeto do Celso é um grande orgulho para a nossa Cidade. Graças ao seu sonho foi possível criar um projeto com distribuição gratuita de saber e conhecimento, na qual tem o poder de incentivar a leitura, formar o leitor, promover o hábito a leitura, incentivar o acesso à difusão cultural e também o acesso em diversas obras literárias brasileiras, despertando ainda a leitura infantil.

DOAÇÃO

Entre os doadores participantes do projeto está a Professora Ozeni Ramos, membro da Academia Brasileira de Contadores de História e Mateus Alves da Caza do Mateus.

Interessados em participar do projeto doando livros podem procurar o Celso na Sapataria Real localizada à Rua Augusto Correa da Costa, 900 – Vila Nova. Outras informações no telefone: (67) 9 9211-9741.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS