"/>
Literatura | Com Infinito Comunicação | 24/03/2022 08h00

Sesc Cultura terá lançamento do livro "A guerreira Potira" nesta sexta-feira

Compartilhe:

Nesta sexta-feira, 25 de março, às 19 horas, será lançado, na Sala de música do Sesc Cultura, em Campo Grande, o livro "A guerreira Potira", com a presença da escritora Bianca Resende, da ilustradora Marina Torrecilha e da revisora Linda Terena, que participarão de um bate-papo.

A obra se desenvolve a partir da estória da indígena Potira, figura presente no folclore brasileiro de forma a explicar o surgimento dos diamantes nas minas do Centro-Oeste. Na lenda oral, o amor de Potira pelo guerreiro Itagibá era tão puro e intenso que após a morte dele em uma batalha, Deus Tupã teria transformado lágrimas de dor e saudade em pedras preciosas.

Agora, Potira é protagonista de sua própria aventura, lutando para proteger a mata contra a devastação. Nesta aventura fantástica, a guerreira ganha a companhia de seres mágicos e folclóricos que a guiam, ensinam e aprendem também: Mbae, Mbuá, Guayi e Kaluanã. Na primeira parte da trilogia, todos serão confrontados pelo poder das escolhas não egoístas, para entender que o sofrimento da mata é algo maior e urgente. O universo de Potira é construído a partir de referências geográficas, históricas, biológicas e culturais brasileiras.

Sobre as convidadas – Bianca Resende é formada em Letras pela UCDB, mãe, poetisa e professora. Além desse trabalho, lançou neste ano o livro Dezenove e outros manifestos de Amor.

Marina Torrecilha é formada em Artes Visuais pela UFMS, tem experiência em modelagem e em construção de personagens de Stop Motion. Cursou Animação 3D no ArtAcademia em São Paulo. Já trabalhou com produção de games e animações para EAD. É Ilustradora digital, concept artist, ceramista e já criou vários Games Independentes, dentre eles foi uma das idealizadoras do Game Ponami, uma personagem nativa baseada nos povos Incas com uma mística cheia de elementos da tradição religiosa Hindu. Todos disponíveis na PlayStore.

Linda Terena faz parte do povo Terena, uma das etnias indígenas presentes em Mato Grosso do Sul. Professora, historiadora, Mestre em antropologia, estudou: Gêneros, os papéis da mulher indígena dentro da cultura Terena. É doutora pela PUC, cuja tese defendida foi “O protagonismo das seno têrenoe: Mulheres indígenas”.

Serviço – Acompanhe as ações do Sesc MS no site sesc.ms. Siga-nos nas redes sociais do Sesc @sescculturams e Facebook/sescculturams. O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, 2270 – Centro, Campo Grande – MS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS