Literatura | Com CG Noticias | 18/08/2023 13h52

Prefeitura entrega 27 mil gibis sobre monumentos de Campo Grande

Compartilhe:

Para celebrar o Dia do Patrimônio Cultural, comemorado nesta quinta-feira (17), a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) entregou na tarde desta quinta-feira (18), 27 mil exemplares do gibi “Monumentos de Campo Grande MS, contando sua história” para a Rede Municipal de Ensino (Reme). O projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC).

Os gibis contam a história dos monumentos de Campo Grande através das amiguinhas Mari, Lalá e Tetê e são fruto de uma detalhada pesquisa bibliográfica, registros fotográficos e ensaios textuais que ao final mostram 49 monumentos identificados em logradouros, praças, parques e prédios públicos da Capital, que contam nossa própria história e mostram a importância de sua preservação.

Durante o evento, Wildes Fernandes, idealizador e autor do gibi, destacou a importância do apoio da Prefeitura na realização do projeto. “A parceria da Prefeitura e das Secretarias de Cultura e Turismo e Educação foram de suma importância para que hoje pudéssemos ver este sonho tornando-se realidade. É com muita alegria que hoje participo da entrega destes gibis, desejando que as crianças gostem e aprendam muito sobre Campo Grande”.

Mara Bethânia Gurgel, secretária municipal de Cultura e Turismo, explicou para as crianças a importância de conhecer e preservar os patrimônios culturais da cidade. “Os monumentos históricos de Campo Grande são de todos nós e sendo assim, é responsabilidade de cada um aprender a zelar por eles. Tenho certeza de que este gibi será um grande aliado dos alunos na aprendizagem, pois traz a história da nossa Capital de uma forma divertida e de fácil leitura”.

Praticando a leitura e conhecendo Campo Grande

Alunos do 7° ano da Escola Municipal Luís Antônio de Sá Carvalho, onde foi realizada a entrega simbólica, afirmam gostar bastante de ler gibi.

Pietra Acosta, de 11 anos, diz que desde os 6 anos se interessa pela leitura. “Minha mãe me incentiva muito a ler e eu gosto de ler sobre tudo, gosto muito de gibis”.

Sophia Fernandes, diz que ler faz bem. “A gente aprende muito com a leitura, eu gosto de ler tudo que eu tenho acesso e consigo”.

“A prática da leitura é essencial para o desenvolvimento dos alunos e quando aliada a uma temática como esta, da história da cidade, de seus monumentos e preservação, enriquece ainda mais o conhecimento pedagógico”, afirmou Lucas Henrique Bittencourt, secretário municipal de Educação.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS