Literatura | com CG Noticias | 17/11/2022 09h59

Prefeitura de Campo Grande premia consurso de poesias

Compartilhe:

A Prefeitura de Campo Grande promove na quinta-feira (17) a premiação do concurso “Educação Patrimonial: Campo Grande, sua história, seus monumentos”, voltado para os alunos do Instituto de Desenvolvimento Humano, Social, Econômico e Cultural Maná do Céu para os Povos. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), será sediado na Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza Prado Bastos, a partir das 14h, com entrega de prêmios e lançamento de e-book contendo todas as poesias escritas pelos participantes.

O projeto “Educação Patrimonial” surgiu com a intenção de propor ações de preservação e fomento da história da cidade por meio da literatura, no segmento poesia. O objetivo era o de alcançar estudantes do Ensino Fundamental no contraturno escolar, e para isso foi feita uma parceria com o Instituto Maná no Céu para os Povos, localizado no Bairro Jardim Canguru. A entidade oferece diversas atividades culturais para os jovens da região e já vinha desenvolvendo ações na área.

Os alunos foram orientados a escrever sobre monumentos históricos da Cidade Morena, entre eles o Relógio da 14, o Parque das Nações Indígenas e o Museu José Antônio Pereira. No total, foram produzidas 42 poesias, que contam sob o olhar de pequenos campo-grandenses um pouco da história e dos sentimentos que cada ponto escolhido desperta. Todos os trabalhos foram inclusos no livro, organizado pela Gerência de Patrimônio Cultural, que será disponibilizado gratuitamente no site da Sectur em formato digital a partir das 14h de amanhã.

Na cerimônia, as crianças serão recebidas com uma sessão de contação de histórias com Iara e farão um passeio pela biblioteca. Em seguida, serão selecionadas as três melhores poesias inscritas, e os seus autores e autoras vão receber como prêmio um tablet – os orientadores de cada vencedor também serão premiados. Em seguida, será feita a entrega de certificados para os primeiros colocados. Os demais alunos devem ganhar os seus em outro momento, já no Instituto Maná do Céu.

A secretária adjunta de Cultura e Turismo, Clarice Benites, acredita que o projeto terá um efeito muito positivo na formação desses alunos. “Muitos dos monumentos de Campo Grande que aparecem nas poesias eram desconhecidos para essas crianças, então é uma satisfação para a gestão saber que uma nova geração vai reconhecer a importância de preservar a nossa história. Além disso, o fato de cada aluno ter o seu poema publicado em um livro é algo que eles vão guardar com carinho para sempre e que pode fomentar novos talentos na literatura”.

Instituto Maná do Céu Para os Povos

O Instituto Maná do Céu para os Povos é uma Organização não Governamental da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, fundada e constituída legalmente em 2009, por iniciativa do engenheiro Ivan Lúcio Rodrigues, no município de Campo Grande.

A entidade tem como principal objetivo garantir os direitos de crianças e adolescentes à educação integral, à cultura, ao esporte, lazer, à cidadania e à dignidade. A parceria com esta relevante instituição foi de imensa satisfação para todos os envolvidos na execução do projeto.

Serviço:

A Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza Prado Bastos fica localizada dentro do Horto Florestal, com acesso pela Rua do Parque, s/n.º, esquina com a Rua Joel Dibo. A premiação, com lançamento do e-book, acontece à tarde, às 14h, com entrada gratuita.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS