Literatura | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 29/11/2012 12h31

Novas obras integram Exposição Literária da Biblioteca Isaías Paim

Compartilhe:

Em dezembro a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim está comemorando 31 anos de existência, a Fundação de Cultura do governo do Estado promove um fim de ano literário ao público leitor e visitantes com a apresentação de seu novo acervo de livros, adquiridos por meio de uma parceria com a Fundação Biblioteca Nacional e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas - SEBP/MS, do Programa do Livro de Baixo Preço, que destina verba às bibliotecas públicas de todo o país para a renovação de seus acervos e compra de novos títulos. 

Dentre as obras literárias que serão disponibilizadas ao público há diversos autores de renome nacional e internacional desde best-sellers como Nicholas Sparks a clássicos da literatura como Willian Shakespeare; passando por Machado de Assis, José de Alencar, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiróz, Lêdo Ivo, Ferreira Gullar, Dalton Trevisan, Molière, Franz Kafka, Aleksandre Púchkin, Calderón de La Barca, Willian Blake, Dashiell Hammett e Rolland Barthes.

Juciene Arruda, coordenadora do SEBP/MS e da Biblioteca Isaías Paim ressalta que a disponibilidade de novos títulos para consulta e empréstimos deve aumentar o número de leitores, “É um momento ideal, pois as férias de fim de ano estão chegando e temos muitas novidades, vale à pena conferir”, convida Arruda.

Autores clássicos infanto-juvenis como Hans Christian Andersen, Charles Perrault, os Irmãos Grimm, Lewis Carrol e novos como Jana Sheerer e nacionais já conhecidos Maria José Dupré, Lia Zatz e Lauro Trevisan e novos como Gabriel Chalita, Gonçalo Junior, Jonas Ribeiro, Nilta Mara Severo, Giselle Vargas e Jorge Chaskelmann, além de obras que tratam de questões que referem às populações afro-brasileiras e de cunho ecológico sobre preservação do meio-ambiente e o desperdício de energia, além das lendas populares, contos adaptados e filmes para crianças de grandes autores da literatura.

Entre outros autores estrangeiros destacamos Willian Burroughs e Jack Kerouac, da geração Beatnik; uma obra filosófica de cunho moral de Friedrich Nietzche, “Aurora”. Novos autores como o polêmico escritor colombiano Fernando Vallejo; o russo Boris Akunin; o chinês Yu Hua; o italiano de origem judaica Erri de Luca, com sua versão sobre Jesus na ótica de Maria, a mãe; o israelense David Grossman, o mexicano Sergio Pitol, considerado o melhor escritor de língua espanhola da atualidade, entre outros.

Além dos famosos clássicos infanto-juvenis que marcaram diversas gerações, Monteiro Lobato produziu diversos textos sobre economia, política, ensaios jornalísticos, contos e até cartas de amor. Autores da moderna literatura brasileira como Roberto Drummond, Josué Guimarães, Jorge de Lima, Lya Luft, Muniz Sodré, Fausto Wolff, Domingos Pellegrini, Charles Kiefer aos modernistas Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia e romances do antropólogo Darcy Ribeiro, crônicas do famoso autor de “A Moreninha”, Joaquim Manoel de Macedo, publicadas no Jornal do Commercio sobre o cotidiano do Rio nos tempos do Império.

Temas como casamento, amor e traição, alcoolismo na família, conselhos sobre as dúvidas de adolescentes em forma de agenda e diário, antologias de conto de mulheres brasileiras, 100 poemas essenciais da língua portuguesa, séries de TV como Glee; Diário de Chaves por Roberto Bolaños, o ator; grandes novelas como “Pecado Capital” e “Selva de Pedra”, a história do Jornal Nacional, roteiros de filmes nacionais como “Estomago”, “De Passagem” e “Olhos Azuis”; o mestre do Terrir Ivan Cardoso; São Paulo S.A de Luís Person; diretores como Braz Chediak; Jean-Claude Carriègrandes atores de teatro como Paulo Hesse; a música retratada pelo Samba Falado de Vinícius de Moraes, a história do circo no mundo da arte e a moderna arquitetura brasileira.

Teoria da Literatura, análise da literatura infanto-juvenil, textos de opinião de crianças, divulgação científica e outras linguagens na escola através da leitura e os meios de comunicação; ciclos de aprendizagem, estudos sobre a obra de Jorge Luís Borges, do escritor moçambicano Mia Couto, pesquisa sobre a poesia negra no modernismo brasileiro, conceitos contemporâneos na educação por Içami Tiba e estudo sobre a noção do amor na obra Freudiana e obras que descrevem a última década e suas guerras sem fim pelo olhar dos jornalistas Daniel Piza de O Estado de São Paulo e Dexter Filkins, correspondente do New York Times, respectivamente.

Biografias de Robespierre por Slavoj Zizek, Santos Dumont pelo jornalista norte-americano Paul Hoffman, Carlos Heitor Cony por ele mesmo, do gênio teatral e literário Shakespeare, de Gilles Jacob, o homem por trás do famoso Festival de Cinema de Cannes, do editor italiano Feltrinelli, figura controversa por ser um aristocrata que se envolve em ações de guerrilha com Che Guevara, Winston Churchill e seus famosos discursos até a vida do casseta Bussunda e de Stephenie Meyer, a rainha do Crepúsculo, além das séries Encontros com entrevistas de Tom Jobim, Darcy Ribeiro e Manoel de Barros e perfis do Rio como as do médico sanitarista Osvaldo Cruz e do escritor Ferreira Gullar. 

O projeto Exposição Literária traz a cada mês um tema que esteja relacionado com livros que integram o acervo da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim. Tem como finalidade expor obras com temas comemorativos, com objetivo de aproximar dos usuários livros que fazem parte do acervo bibliográfico. A biblioteca hoje disponibiliza a toda população sul-mato-grossense aproximadamente mais de 42.000 mil exemplares de livros em seu acervo, dentre obras de literaturas, livros técnicos, periódicos e revistas, obras raras e literatura infantil, infatojuvenil e computadores com acesso a internet disponível gratuitamente ao público em geral.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS