Literatura | Da redação/com Dourados Agora | 24/03/2014 16h57

Monografia do Município de Dourados será lançada na quinta

Compartilhe:

Dourados (MS) - Após 49 anos, a Monografia do Município de Dourados, de Ercília da Roza de Oliveira Pompeu (em memória) será lançada. A obra, escrita em 1965, registra os primeiros esboços da história de Dourados, com relato dos primeiros moradores não índios da região. Com 60 páginas, a Monografia será apresentada na próxima quinta-feira, dia 27, às 20h, no auditório do Sindicato dos comerciários, localizado na avenida Presidente Vargas, 1288, próximo ao Corpo de Bombeiros.

A Comissão de Revisão Histórica de Dourados e o Grupo Literário Arandu são os responsáveis pelo lançamento da obra de Ercília Pompeu, natural de Rio Brilhante, e que chegou em Dourados com pouco mais de um ano de idade, em 1919, e que aqui viveu até 2008, quando morreu aos 90 anos. Historiadora autodidata, Dona Ercília, como era chamada, também escreveu o livro "Conversa ao pé do Fogo", resultado de uma coletânea de crônicas que ela publicou durante duas décadas no jornal O Progresso.

O lançamento da obra contará com dois debates. Um sobre a história escrita de Dourados, que terá o professor mestre Carlos Magno Mieres Amarilha, presidente da Comissão e do Grupo Literário Arandu, como palestrante. Já o professor mestre Roney Salinas, irá destacar o lado contador de história de Ercília Pompeu.

Lembrar da autora, é lembrar da história de Dourados. “Ela sempre se destacou em nossa cidade como uma contadora de história sobre Dourados, por muitos anos prestou relevante serviço a nossa sociedade, principalmente para inúmeros estudantes curiosos em conhecer a história do município. Também sempre estava disposta a contar como a cidade foi crescendo até tornar-se uma das maiores de Mato Grosso do Sul”, diz o professor Carlos Magno, ao recordar que Ercília sempre relatava como foi o município no tempo de distrito, da emancipação política, da Usina Velha, da CAND, do desenvolvimento do comércio e da cidade.

A Monografia do Município de Dourados é resultado do primeiro lugar do Concurso de monografia, realizado em 1965. “Dona Ercília Pompeu não mediu esforços em escrever e participar do concurso, nesse sentido, esta obra é de um valor imensurável pela sua própria história”, explica o professor Amarilha. “A autora sempre foi homenageada quando viva e continua ainda no tempo presente, pois a sua escrita permanecerá sendo o ponto inicial da história da cidade, já que foi a vencedora do concurso”, acrescentou.

Mulher de muita fé, dona Ercília também era conhecida por suas orações. Conhecida com benzedeira, ela sempre recebeu todas as pessoas que a procuravam de braços abertos. Também cobrava às autoridades a necessidade de se preservar a história como ferramenta de aprendizagem para as gerações futuras.

Serviço – Após o seu lançamento, a obra poderá ser adquirida na Livraria do Escritor, localizada na Rua Toshinobu Katayama, em frente ao Hospital da Vida, s/nº. Informações (67) 9238-0022 ou (67) 9625-8102.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS