Literatura | Com FCMS | 08/11/2023 12h58

Livros sobre o autor Silviano Santiago serão lançados na Biblioteca Isaias Paim

Compartilhe:

Dois livros sobre o autor brasileiro Silviano Santiago serão lançados na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim no próximo dia 10 de novembro, às 19 horas. Silviano Santiago: Grafias de Vida, de autoria do professor Edgar Nolasco e Escrevivências em Silviano Santiago: exercício de crítica biográfica fronteiriça, do professor Pedro Henrique Medeiros.

Silviano Santiago, nascido em Formiga, Minas Gerais, em 29 de setembro de 1936, é um ensaísta, poeta, professor, contista e romancista. É considerado um dos maiores escritores brasileiros da atualidade.

O professor Edgar Nolasco explica que o livro de sua autoria trata da produção intelectual do escritor e crítico Silviano Santiago e que a ideia do livro nasceu das pesquisas de pós-graduação orientadas por ele.

Já o professor Pedro Henrique Medeiros explica que o livro de sua autoria “emerge como a consolidação da minha dissertação de mestrado, a qual tinha 736 páginas e eu recortei dois capítulos deste trabalho e transformei no livro. Ele é uma leitura de um romance do autor brasileiro, escritor, intelectual Silviano Santiago, um livro chamado Mil Rosas Roubadas de 2014, e eu estabeleço uma leitura crítica deste livro a partir de uma teoria denominada crítica biográfica fronteiriça que é a união dos estudos literários com os estudos descoloniais, que vêm ali da sociologia. E aí eu estabeleço uma relação crítica com a vida, com o país, com as relações entre vida, sociedade, relações de poder, nessa obra, também perpassando pela minha vida de pesquisador porque eu estudo Silviano Santiago desde 2017, quando no Pibic, no mestrado e depois no doutorado. Então é isso o que a obra se propõe a discutir: a relação entre a vida e as pessoas e como as pessoas atravessam, principalmente a partir de lugares destituídos de poder, essas relações”.

Serviço:

Lançamento dos livros: Silviano Santiago: Grafias de Vida, de autoria do professor Edgar Nolasco e Escrevivências em Silviano Santiago: exercício de crítica biográfica fronteiriça, do professor Pedro Henrique Medeiros

Data: 10 de novembro de 2023

Horário: 19 horas

Local: Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim

Entrada franca

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS