Literatura | Da Redação/Com Idest | 31/03/2015 14h06

Internos de Paranaíba participam de palestra sobre leitura na prisão

Compartilhe:

Reeducandos do Estabelecimento Penal de Paranaíba (EPPar) participaram na última semana de uma palestra sobre “Leitura na prisão: fruição estética para a liberdade”, ministrada pela professora pós-doutora, Estela Natalina Mantovani Bertoletti, da UEMS. A ação foi coordenada pelo Setor de Educação do presídio e direcionada a internos que estudam no local.

Utilizando-se da leitura de crônicas, poemas e sonetos, a professora abordou sobre a sua experiência como leitora em sua infância, relatando que, por interesse próprio e com poucas condições financeiras, desde cedo buscou nos livros inspirações que contribuíram para que ela escolhesse ser professora.

Estela também destacou os benefícios que podem ser proporcionados para a vida da pessoa que se interessa pela leitura e abordou também sobre os tipos de gêneros literários que podem ser conhecidos pelos leitores em fase iniciante. “O principal objetivo da leitura é provocar uma revolução de ideias na essência humana. Para isso acontecer o leitor tem que saber ler e interpretar a mensagem que o autor da obra quis transmitir”, disse.

No final da palestra a professora recebeu como forma de agradecimento muitos aplausos, flores e um certificado de participação oferecido pela direção do EPPar. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS