Literatura | Da redação/com Assessoria | 04/06/2014 10h22

Historiador lança livro hoje

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Nesta quarta-feira (4), a partir das 19h, no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, localizado na Avenida Calógeras, 3.000, em frente à antiga estação ferroviária, Paulo Cezar Vargas Freire lança seu primeiro livro, com o significativo título de História dos Antigos Domínios nos Ervais do Paraguai (1538-1811). É o resultado de um vasto trabalho de pesquisa e reflexão teórica de um espaço, temporal e geográfico, na qual iniciou o beneficiamento do mboroviré.

Segundo Francisco Doratioto, seu orientador na pós-graduação em História Social, da Universidade de Brasília, Paulo ingressou no curso já com amplo domínio sobre o tema, uma biblioteca pessoal impressionante e conhecimento de fontes documentais. Após oito anos de investigação histórica, ele “chegou a um texto denso e detalhado”, ressaltou, acrescentando que essa é “uma importante contribuição para a história colonial da bacia do Prata, corajosa e honesta”.


Em sua opinião, no prefácio do livro, Doratioto enfatizou que, “pela qualidade e extensão da pesquisa, não é exagero afirmar que este trabalho será uma referência para qualquer discussão séria sobre o tema”.


Ao centrar a análise da história colonial do norte do Paraguai pelo viés econômico o autor surpreendeu-se com as inúmeras possibilidades de enlace dessa linha de pesquisa. Esmiuçando a atuação dos portugueses na expansão da capitania de São Vicente em direção ao Paraguai, ele comprovou que a atração exercida pelos metais preciosos de Potosí orientou as inúmeras incursões de portugueses e influenciou fortemente o mercado colonial. Ele transitou por todos os temas da história colonial dessa região, relacionando-os e situando-os em seu tempo.


Paulo começou seus estudos em Ponta Porã (MS), foi para Lins (SP) e, depois, para Brasília (DF), onde graduou-se em Arquitetura e Urbanismo na UnB, em agosto de 1979. Trabalhou nessa cidade por mais oito anos e voltou para Ponta Porã. Mudou-se para Campo Grande no final de 2002.


Aqui, tornou-se pesquisador da história da região em que nasceu e, ao final de 2007, foi convidado para ser associado efetivo do Intituto Histórico e Geográfico (IHGMS).

 



VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS