Literatura | Da Redação/Com Notícias MS | 26/03/2014 15h39

Fundação de Cultura celebra Dia Internacional do Livro Infantil

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abre no dia 2 de abril (quarta-feira), às 8 horas, na Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim, a Exposição Literária “Leitores do Amanhã”, que comemora o Dia Internacional do Livro Infantil e contará com obras clássicas e modernas de grandes autores.

 Entre os destaques na exposição estão obras literárias de autores reconhecidos como Ziraldo (O Menino Maluquinho), Monteiro Lobato (Sítio do Picapau Amarelo), Tatiana Belinky (O Caso do Vaso), Eva Furnari (Bruxinha), Ronald Claver (Os cadernos de Aninha), Elias José (Um jeito bom de brincar),Roseana Murray (Artes e Ofícios), Ana Maria Machado (Palavras, palavrinhas e palavrões), Júlio Emílio Braz (O Riacho), Ruth Rocha, Pedro Bandeira (Feiurinha),Vinícius de Moraes (O Menino Aprendiz e Arca de Noé), Carlo Collodi (As Aventuras de Pinóquio), Álvaro Cardoso Gomes (O Elefante Xadrez), entre outros.

Os clássicos da literatura universal, que vão das fábulas de Esopo, passam pelos contos de Charles Perrault, pelos livros de Hans Christian Andersen e chegam aos livros dos irmãos Grimm, também estarão presentes.

Dentre os autores regionais se destacam obras de Sandra Andrade, com diversas obras sobre a fauna e flora do pantanal, Ariadne Cantú, Ricardo Pieretti Câmara (O menino que engoliu o sol), além do poeta Manoel de Barros (Poeminha em Língua de Brincar e Cantigas por um passarinho à Toa), Lucimar Rosa Dias (Cada um com seu jeito, cada jeito é de um), sobre as diferenças de raça, cor e idade e do mineiro Alexandre Azevedo (Camões, o gato poeta e O Reino do Aqui-Pode), elogiado por Luís Fernando Veríssimo quando começou a escrever suas crônicas no extinto jornal local “Diário da Serra”.

Entre os escritores “não convencionais” propriamente ditos estão ilustrações de Bono (U2) em Pedro e o Lobo, de Prokofiev, Chico Buarque comChapeuzinho Amarelo, ilustrado por Ziraldo e Passarim, de Tom Jobim e Paulo Jobim.

As Exposições Temporárias da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim são mensais e tratam de temas específicos com o objetivo de dar visibilidade às obras que compõem o seu acervo, possibilitando a captação de novos usuários e estimulando assim o incentivo à leitura e à formação de novos leitores.

Os serviços oferecidos por uma biblioteca partem das necessidades básicas de fomentar o reconhecimento da população à oportunidade que lhes é oferecida em um espaço onde se preservam livros, informação, cultura e história.

Serviço

A Exposição Literária “Leitores do Amanhã” fica aberta na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim até o final do mês de abril e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. A Biblioteca fica no 2º andar do Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. Outras informações podem ser feitas através dos telefones 3316-9161/9175/9177.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS