Literatura | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 29/11/2012 12h28

FCMS lança hoje 5ª edição da Revista Cultura em MS com foco na Rota das Monções

Compartilhe:

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza na próxima quinta-feira (29 de novembro) o lançamento da quinta edição da revista Cultura em MS. A solenidade, aberta ao público, acontece às 19 horas no Museu de Arte Contemporânea (MARCO), na capital.

A revista Cultura em MS, criada em 2008, é uma publicação da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul com periodicidade anual, destinada a registrar e divulgar as manifestações artísticas no estado, sugerindo reflexões e debates acerca da cultura sul-mato-grossense e oferecendo-se como fonte de pesquisas e referências culturais.

Esta quinta edição tem o Ciclo das Monções como reportagem de capa, tratando deste processo histórico fundamental para a formação identitária do Centro-Oeste brasileiro, incluindo Mato Grosso do Sul e as potencialidades desse trajeto enquanto Paisagem Cultural.

As Monções eram expedições fluviais de mais 3.500 km entre Porto Feliz (SP) e Cuiabá (MT) que passavam pelo atual território de Mato Grosso do Sul onde relevante legado histórico-cultural se mantém, em especial na região norte, com forte potencial a ser explorado como alternativa econômica aliando cultura, meio ambiente e turismo.

Nas 80 páginas da publicação, entre outros temas, estão sendo abordados os coletivos criativos de dança de Mato Grosso do Sul que vêm se destacando no cenário nacional, a formação de novas plateias para o teatro, a efervescência da produção audiovisual, as possibilidades da talentosa mas ainda pouco visível música instrumental, as edificações militares de Mato Grosso do Sul e sua representatividade na consolidação do território regional, o perfil de um autêntico luthier de instrumento musical de origem milenar, o empreendedorismo das mulheres que transformaram a goiaba em doce conquista, a importância do livro e da leitura na formação da cidadania e os novos espaços particulares de artes que vêm surgindo no cenário cultural.

Além disso, uma ampla entrevista com a geógrafa Cleonice Le Bourlegat, de reconhecida atuação na área, que trata das conexões entre territórios e cultura. Em outras páginas, dicas culturais de artistas, produtores, jornalistas e agentes culturais e perfis de pessoas que vêm se destacando na cena cultural.

Sobre a relevância da publicação para o contexto cultural, o presidente da FCMS, Américo Calheiros, relata: “Olhamos para o passado e para o presente e percebemos que certos fatos e eventos ainda carecem de maior valorização, e este parece ser o caso do Ciclo das Monções em Mato Grosso do Sul. Pela importância e complexidade de temas assim, as últimas edições da Cultura em MS têm reservado um espaço maior para suas reportagens de capa, com a intenção de reunir reflexões de especialistas, pesquisa histórica, depoimentos diversificados e testemunhos especiais, que despertam nossos olhos e corações para discussões do maior interesse: sobre nossa cultura, nossa história e, inseparavelmente delas, nosso futuro”. 

A revista Cultura em MS tem tiragem inicial de 2 mil exemplares que serão distribuídos em escolas e órgãos de cultura, associações, bibliotecas, universidades, entre outras instituições. A versão eletrônica pode ser acessada após o lançamento oficial no site da Fundação de Cultura, clicando no banner localizado no menu direito da página www.fundacaodecultura.ms.gov.br.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS